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A agilidade na tomada de decisão faz parte da rotina das empresas e esperar o dia seguinte para responder um e-mail pode ser crucial para o fechamento ou não de um negócio, por exemplo. O fato, é que as pessoas estão cada vez mais conectadas e exigem a mesma postura de seus parceiros. Nesta hora, a comunicação unificada passa a ser uma grande aliada das organizações, pois permite que os colaboradores tenham acesso aos diversos meios de contato por uma única interface.

Além da rapidez na comunicação, outro ponto que merece ser analisado é o home office, procedimento já adotado por 36% das empresas brasileiras, segundo pesquisa realizada pela SAP Consultores Associados, em 2014. Esta prática acontece quando o colaborador trabalha 100% de sua carga horária em sua residência. Já outras organizações têm optado pelo horário flexível, que é quando os funcionários podem optar por trabalhar de casa apenas em alguns dias da semana.

A tendência é que cada vez mais as organizações optem por estes modelos, uma vez que estudos indicam que estas práticas trazem bons resultados para as empresas e os funcionários. Dados do instituto americano Gallup mostram que a adoção parcial do home office resulta em cerca de quatro horas semanais a mais de produtividade em comparação com quem cumpre jornada no escritório. Além disso, há maior engajamento e satisfação. Neste cenário, é primordial o investimento em tecnologias que possibilitem oferecer estes benefícios aos colaboradores, afinal, todos saem ganhando.

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Não é à toa que as aplicações em TI continuam aumentando. Um estudo do Gartner indica que as empresas brasileiras do setor estimam empregar US$ 96,4 bilhões em 2016. Para os serviços de comunicação deve-se destinar um total de US$ 56 bilhões no próximo ano.

Com os exemplos e os números citados fica clara a importância da comunicação unificada nas empresas. Esta é uma tendência que consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real e oferecem uma única interface para o usuário final. Parece complicado, mas o uso no dia a dia é simples. Quem nunca ouviu falar em videoconferências, audioconferências, telefonia IP, rede de voz e dados, otimizador de wan, cidades digitais e teleaudiências? Estes são alguns exemplos de aplicações desta tecnologia.

Além de auxiliar os colaboradores, aumentando a produtividade, a comunicação unificada ainda oferece para a empresa a redução de custos, por meio da telefonia IP, por exemplo. Outra vantagem é a diminuição de viagens dos executivos, que podem realizar reuniões por videoconferências, evitando gastos com passagens e hospedagem e ainda otimizando o tempo que seria gasto com o deslocamento.

Cabe aos gestores colocar os prós e contras na ponta do lápis e avaliar o quanto a empresa pode sair ganhando em curto, médio e longo prazo com este investimento. Não existem dúvidas sobre as vantagens destas tecnologias e as organizações precisam estar atentas as inovações para se beneficiarem.

comunicacao unificada
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