A Internet das Coisas (IoT) está em ascensão, e com o desenvolvimento da tecnologia 5G, novas oportunidades irão surgir, trazendo cada vez mais benefícios para as empresas conectadas.
Nessa perspectiva, a quinta geração das redes móveis irá permitir que dispositivos transportem dados com muito mais velocidade, confiabilidade e em grande escala. Então, essa rede robusta também mudará a maneira em que os dispositivos IoT abordam o processamento e armazenamento de dados, propiciando ainda mais a transformação digital.
O que muda com a chegada da tecnologia 5G
5G é a tecnologia de rede sem fio mais recente e deve mudar a forma como as pessoas vivem e trabalham. Enquanto o 4G manteve o mesmo ecossistema do 3G, com uma banda larga maior e com mais velocidade, o 5G chega com uma programação diferenciada, trazendo alta velocidade de transmissão de dados e baixa latência, sendo projetado para suportar muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo com uma ampla cobertura, e oferecendo maior disponibilidade e capacidade massiva de rede.
A estimativa para a capacidade de conexão simultânea é de cerca de 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado. Essas melhorias darão suporte para a sociedade em geral, resultando em mais inteligência na mobilidade urbana, na automatização de processos, na infraestrutura de transporte e até mesmo na automação residencial.
Como IoT e tecnologia 5G se relacionam
A IoT é a conectividade entre dispositivos e sistemas, tornando-os mais inteligentes e capazes de trocar informações entre si por meio de sensores embarcados nesses equipamentos, sem precisar necessariamente da intervenção humana.
Visto que IoT funciona somente quando há conexão dos dispositivos com a internet, o surgimento de uma nova rede que permite mais velocidade e baixa latência, como o 5G, tende a render bons frutos.
Atualmente, empresas de diversos segmentos já vêm implementando a tecnologia. Na Indústria, por exemplo, a Internet das coisas está sendo usada para controle de máquinas e otimização de operações e produção como um todo. Já na Agricultura, os sistemas inteligentes tem capacidade de monitorar a luz, a temperatura e a umidade do solo em áreas de cultivo utilizando sensores conectados. Na Logística, aplica-se, além de outros setores, no controle de estoque.
Até mesmo a área da saúde vem usufruindo da IoT, como exemplo, o monitoramento contínuo de pacientes, fornecendo acesso a dados em tempo real para diagnósticos mais precisos.
Nestes, e em muitos outros cenários, a Internet das Coisas terá um potencial muito maior com o 5G, pois aumenta a abrangência e flexibilidade, permitindo que a tecnologia se conecte com os equipamentos simultaneamente, criando uma rede de inteligência mais eficiente.
Benefícios para as empresas e indústrias
O princípio das tecnologias é sempre proporcionar mais facilidade e eliminar gaps nos ambientes onde são implementadas. A integração entre a tecnologia 5G e a Internet das Coisas vai além disso, gerando ainda:
Inovação: A Internet das Coisas em funcionamento com o 5G abre portas para novas possibilidades de modelos de negócios, com abordagens e soluções de mercado mais modernas e efetivas.
Inteligência nos processos: Tendo a capacidade de automatizar o ambiente empresarial e industrial, a combinação dessas tecnologias tende a gerar uma cadeia produtiva mais categórica com processos mais qualificados e tomadas de decisões mais simplificadas.
Alto desempenho e produtividade: Os sistemas e dispositivos integrados e as informações transmitidas em tempo real facilitam a identificação de gargalos de produtividade em todas as áreas da empresa. Além disso, as falhas são detectadas rapidamente, possibilitando uma manutenção ágil e evitando a paralisação dos processos.
Sabemos que o cenário tecnológico está em evolução constante, com tecnologias cada vez mais transformadoras, permitindo que a IoT exerça seu máximo desempenho, principalmente com a chegada do 5G, que garante maior confiabilidade da rede e conexões mais estáveis.
Para as empresas que ainda não iniciaram a transformação digital, esse é o momento ideal para dar início à jornada e manter-se competitivo no mercado.