Muito provavelmente, você já tenha ouvido falar sobre hologramas. É possível também que tenha sido relacionado a algo futurístico. No entanto, este conceito se trata da próxima revolução na comunicação visual, da qual o varejo poderá se beneficiar amplamente.
Com o uso desta tecnologia trazida pela transformação digital, é possível oferecer uma experiência inovadora aos clientes, alcançando o engajamento e ativando as suas emoções.
Neste artigo explicaremos melhor o papel desse recurso no setor.
O que são hologramas?
De maneira geral, os hologramas são um tipo de projeção que pode gerar ou apresentar imagens em três dimensões. A holografia, técnica utilizada para isso, utiliza registros de padrões de interferência de luz que refletem objetos dos mais variados. Por exemplo, é possível criar hologramas de pessoas, locais, roupas, tênis e até mesmo itens abstratos.
Confira o vídeo para visualizar como a tecnologia funciona e ter uma ideia dos seus diferenciais:
Por que usar os hologramas no varejo
Atualmente, é cada vez mais importante envolver o cliente através de experiências tecnológicas, sendo a holografia o caminho ideal para atingir este objetivo. As telas holográficas, sem dúvidas, atraem novos consumidores, criando visuais altamente impactantes, impressionantes e fascinantes. Eles sempre atraem muitas pessoas e geram um grande burburinho ao redor. Além disso, essa tecnologia pode:
• Facilitar o feedback do cliente;
• Promover uma experiência de marca;
• Acelerar as vendas.
Como aplicar nos Pontos de Vendas (PDV)
Há inúmeras possibilidades para o uso de hologramas no PDV, trazendo uma sensação de novidade e modernidade para a loja e despertando a atenção do consumidor que passa por ali. Para isso, é importante definir um ponto importante: qual o objetivo principal?
Chamar a atenção para um produto novo? Encantar a experiência pós-venda? Ou dar aquele incentivo antes da compra?
Tendo isso definido, chega o momento de escolher quais objetivos serão refletidos e onde ele será colocado.
É possível usar hologramas de:
– Pessoas
– Produtos
– Frases
Novas abordagens que permitam que as empresas ampliem a experiência do cliente e trazer elementos digitais para o comércio físico.
Quais são as vantagens dos hologramas no varejo
Há diversas vantagens na implementação da holografia no setor de varejo, a começar pela inovação em vitrines de lojas, com produtos chamativos e de fácil visualização, bem como a percepção de novidade e a projeção de efeitos que levam a conexões emocionais positivas e surpreendentes. Mas elas não param por aí. Confira mais alguns benefícios:
- Demonstra produtos e novidades sem a necessidade da presença de um vendedor, ao mesmo tempo em que a visualização é idêntica aos itens reais;
- Associa a loja ao pioneirismo, fazendo com que se diferencie das concorrentes;
- Ao ser utilizada como ferramenta de informações, aumenta a chance de despertar o interesse;
- Agrega ao aspecto visual das lojas, fazendo com que os clientes tenham mais vontade de entrar e permanecer no ambiente;
- Provoca a curiosidade dos consumidores;
- Gera vendas indiretamente;
- Agrega valor à marca.
Esses são apenas alguns dos diferenciais que o varejo pode obter com o uso da holografia. Vale frisar que, em pouco tempo, os empreendimentos que não acompanharem a tendência podem perder uma fatia do mercado para a concorrência.
O futuro dos hologramas
Nesse contexto, já há inclusive algumas especulações sobre o futuro da holografia, que reside na integração entre Inteligência Artificial (IA), tecnologia humana digital e clonagem de voz.
O aumento consistente do poder computacional a nível mundial permitirá a criação de modelos digitais que melhorarão a um ritmo cada vez mais acelerado, o que os tornará cada vez mais difíceis de distinguir dos modelos reais.
Diante desse animador cenário para o futuro, a Seal Telecom firmou uma parceria com a HYPERVSN para oferecer experiências holográficas para clientes.
A tecnologia HYPERVSN produz visuais que parecem estar flutuando no ar e percebidos pelos espectadores como visuais holográficos de alta resolução sem a necessidade de wearables. O sistema desenvolvido pela empresa consiste em um dispositivo, que através de uma plataforma proprietária de gerenciamento de conteúdo, permite o gerenciamento de todos os dispositivos remotamente a partir de um único local.
“A tecnologia HYPERVSN parece incrível. Também adoramos como não há necessidade de óculos e wearables para ver o efeito 3D e é portátil e fácil de instalar. Os acessórios proprietários HYPERVSN oferecem inúmeras opções de instalação, que é exatamente o que nossos clientes precisam para seus eventos.” – Alexandre Novakoski, VP R&D+I
Certamente trata-se de um caminho sem volta. Com a busca por inovações e novas possibilidades, o holograma é a tecnologia ideal para aproximar o varejo físico do híbrido ainda mais, além de gerar inúmeras possibilidades sem custos extras e grandes investimentos, já que com um aparelho é possível desenvolver uma série de projeções.
A Convergint, através da Seal Telecom, atua como integradora na implantação de soluções tecnológicas que são tendência no Brasil e na América Latina, entregando projetos modernos, automatizados e multimídia.