Call agendada. Assim que se inicia a tentativa de conexão dos participantes da videoconferência já surgem os problemas. A chamada está instável, o áudio não flui bem e a imagemtrava com frequência. Do outro lado, os envolvidos reclamam que o som está com eco e que não conseguem visualizar a apresentação. Ou seja, o que era para ser uma facilidade e agilizar o processo acabou causando transtorno.
Mas não é preciso desanimar.
Basta tomar alguns cuidados na hora de planejar a sala multimídia que vai ambientar a videoconferência para que tudo dê certo.
Fuja de soluções informais:
Boa parte das falhas de áudio ocorre, principalmente, pelo uso inadequado dos equipamentos da sala. Na expectativa de economizar, muitas empresas acabam subestimando a necessidade de utilização de mais de um kit de videoconferência e comprometem a qualidade da transmissão.
A maneira mais profissional de realizar a videoconferência é com a utilização do CODEC Codificador/Descodificador) dedicado. Trata-se de um dispositivo eletrônico que transmite e recebe os sinais de áudio e vídeo .
Dimensionar o tipo do kit CODEC que será adquirido para cada ambiente é uma medida necessária para evitar problemas na transmissão da conferência.
Para uma sala de tamanho médio, que seja utilizada por aproximadamente 15 pessoas, o ideal é investir na aquisição de kits com dois microfones, para o pleno funcionamento do sistema. Já em um ambiente com sonorização externa é necessário avaliar a demanda de acordo com as características e tamanho do
espaço e isso pode ser feito com o apoio de uma empresa especializada nesse tipo de solução.
Aprimore a conexão dos dados
A qualidade da transmissão de dados está diretamente relacionada com a banda disponível para realizar o evento. Por isso, planejar a infraestrutura local e considerar um link dedicado de internet são medidas relevantes para evitar contratempos.
Se você não tem um link dedicado de internet na sua empresa, o ideal é priorizar os dados para a videoconferência e garantir a banda para o evento. Isso pode ser feito pelo próprio administrador de rede.
Gere qualidade nas chamadas remotas e faça da tecnologia uma aliada.
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