Inaugurado em 1980 no subsolo da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, o Museu da Imagem e do Som do Ceará passou por uma reestruturação que o levou a uma sede própria e, anos depois, recebeu um novo complexo. Hoje, dois espaços reúnem um extenso acervo da arte cearense com música, cinema e audiovisual, preservando a memória e apontando uma perspectiva para o agora e para os anos porvir.
Segundo Fabiano dos Santos Piúba, secretário de Cultura do Estado do Ceará durante a implementação do projeto, “o MIS é o lugar que soa o Ceará para o resto do Brasil e para o mundo”. E isso tem sido feito com a combinação perfeita entre tecnologia e história. O museu é um dos mais modernos e interativos da América Latina e é responsável pela preservação, difusão e pesquisa da memória audiovisual do Estado.
O segredo para continuar ecoando as marcas do passado e convidando os cearenses a escreverem o futuro é a inovação. Por isso, a Secretaria da Cultura investiu na modernização do espaço, impactando diversos ambientes com mais facilidades, acessibilidades e, é claro, experiências imersivas de tirar o fôlego.
Museu interativo: como a Seal Telecom Convergint contribuiu para a interatividade do MIS Ceará
No projeto de modernização do MIS, a Seal Telecom Convergint foi a responsável por oferecer tecnologia de ponta e novas ideias que não só impactassem a experiência dos visitantes gerando mais interatividade, mas também melhorassem a gestão dos arquivos digitais e a preservação do acervo – questão de grande importância, principalmente por tratar do patrimônio cultural cearense.
Ao todo, foram instalados mais de 164 equipamentos de diferentes fabricantes em diversos ambientes do museu:
- Salas de exposição: esses espaços, que têm acesso direto do público, receberam sinalização digital com monitores profissionais de 55 polegadas e sonorização ambiente.
- Estúdios de áudio e vídeo: nos estúdios, a instalação de isolamento acústico e equipamentos de última geração permitem mais qualidade na captação de áudio e vídeo.
- Antigo casarão: para incentivar o uso dos sentidos e criar uma experiência completa, esse ambiente recebeu diversas soluções audiovisuais e jogos interativos educacionais.
- Prédio principal: o novo complexo, recém-construído, foi equipado com um sistema de projeção com tecnologia mapping na fachada. Ele conta com projetores laser de 20 mil lumens e modo blending, permitindo a exibição de documentários e filmes.
- Praça do MIS: a área externa não ficou de fora do projeto. Local onde acontecem eventos, exposições e mostras culturais, a praça agora conta com um painel de LED e outdoor de alta resolução e sonorização ambiente para toda a área, incluindo o jardim.
- Todos os espaços: em todo o museu, foram integrados equipamentos de controle de acesso e videomonitoramento – ou seja, inovação, modernidade e muito mais segurança para quem visita o complexo e para quem trabalha.
Além disso, o projeto também contemplou um dos espaços mais inovadores do MIS: a sala imersiva. Palco de exposições, mostras, shows e eventos, ela possibilita uma experiência de mergulho total. Para isso, a Seal Convergint instalou 10 projetores de 10 mil e 20 mil lumens. O resultado é uma resolução de mais de 11 mil pixels. Os equipamentos ficam conectados a uma central de controle que gerencia imagens em 360o, ou seja, alcançando todo o local: paredes e pisos. O sistema também conta com áudio de alta definição para uma imersão completa e a criação de um ambiente completamente interativo.
A experiência da equipe da Seal Telecom Convergint foi essencial especialmente para essa parte da modernização do museu, já que a instalação exige um alinhamento perfeito dos projetores e do grid de iluminação para alcançar a sincronização e gerar o efeito desejado.
Um projeto não só de modernização, mas também de preservação
Em 1996, com a mudança de prédio, o MIS-CE recebeu equipamentos e documentos do Centro de Referência Cultural (CERES) e uma coleção de filmes da TV Educativa, aumentando seu acervo. Hoje, são mais de 200 mil itens espalhados por todo o complexo – um registro importante da cultura material e imaterial do Ceará.
Com tanta história armazenada e ainda mais por vir, o projeto realizado pela Seal Telecom Convergint não poderia contemplar apenas a modernização do espaço e a transformação digital. Equipamentos de alta tecnologia também foram integrados para melhorar a gestão de arquivos digitais e fazer a preservação do acervo, desde as etapas iniciais de captura até o armazenamento, seguindo as mais avançadas tendências e padrões de qualidade.
A ideia é garantir que tudo o que está no museu seja bem guardado e exibido com qualidade quando necessário, assim como novos materiais possam ser facilmente adicionados à coleção.
Com tanta inovação na preservação do acervo, a equipe de trabalho também recebeu um treinamento especializado para poder usar todas as novas tecnologias e cuidar dos desafios que possam surgir no dia a dia de trabalho. O diretor do MIS-CE, Sila de Paula, destacou, citando, inclusive, o suporte oferecido pela Seal Telecom Convergint sempre que necessário: “Nossos técnicos que foram treinados já estão resolvendo 99% dos problemas. E se alguma outra coisa surge, entramos em contato com a empresa e isso é resolvido rapidamente. Então, eu acho que a experiência foi muito boa. Devemos muito à Seal por todo o projeto e todos estão se encantando com ele”.
Todo o investimento aponta para o cumprimento do propósito do Museu da Imagem e do Som, bem destacado por Fabiano Piúba: “A importância do MIS é que ele preserva a memória e aponta uma perspectiva para o agora e para o futuro”. Valorização da história e suporte para o que há de vir.
Quer saber mais sobre o projeto do MIS-CE? Assista aqui.
Transformando espaços comuns em museus interativos: conte com a Seal Telecom Convergint para modernizar seus ambientes
A Seal Telecom tem um compromisso com a inovação. Sabemos o grande impacto que a união entre conhecimento técnico e tecnologia de ponta pode gerar, por isso somos especializados em transformação digital e na criação de experiências interativas e imersivas.
Integramos soluções de Áudio e Vídeo, Comunicações Unificadas, Edifícios Inteligentes, Broadcast, Incêndio e Segurança – tudo feito de maneira personalizada e de acordo com os desejos e necessidades de cada cliente.
O MIS-CE é mais um case de sucesso em museus interativos. Um trabalho focado em garantir a segurança na preservação de espaços criativos, inovadores e tecnológicos.
Quer descobrir o que a Seal pode fazer por você? Entre em contato com nossos especialistas e encontre a solução certa.