A inteligência artificial vem ocupando espaços em diversas áreas. Seja nas coisas mais simples do dia a dia, ou em atividades de grande complexidade, essa tecnologia tem transformado ambientes e operações em proporções significativas.
No contexto da segurança, o cenário não é diferente: o videomonitoramento tem sido bastante impactado. Hoje, câmeras modernas, equipadas com algoritmos avançados, não só observam, como realizam varreduras completas, analisam padrões, identificam possíveis ameaças e antecipam eventos.
Podemos dizer que a IA no videomonitoramento tem transformado o modo como as empresas constroem suas barreiras físicas e digitais. Mas mais do que isso: ela tem impactado também outros setores além do departamento de segurança, beneficiando as empresas e a sociedade de modo geral e de maneiras distintas.
No artigo de hoje, vamos falar sobre os impactos da inteligência artificial na segurança e descobrir como ela vem revolucionando as soluções de videomonitoramento com essas vantagens.
Como a Inteligência Artificial é ensinada para lidar com sistemas de videomonitoramento?
Os sistemas de videomonitoramento evoluíram muito ao longo dos anos. Antigamente, cerca de dez ou doze anos atrás, a tecnologia presente nas câmeras permitia apenas a captura de áudio e vídeo, deixando a interpretação desses dados a cargo dos operadores.
Isso quer dizer que a análise dessa captura dependia, exclusivamente, da ação humana. Ou seja, antes da inserção da IA no videomonitoramento, era necessário que alguém passasse algum tempo em frente aos monitores, à procura de um acontecimento importante ou um evento suspeito.
No entanto, com a introdução da inteligência artificial na segurança, o monitoramento humano deixou de ser uma atividade reativa. Hoje, câmeras inteligentes não só captam as imagens, como analisam situações e comportamentos, emitindo em seguida notificações precisas e reais.
Com isso, a vigilância humana se torna um elemento estratégico na tomada de decisões, bem como a ação rápida em situações de risco. Há também uma redução na emissão de falsos alertas e uma maior agilidade na resolução de problemas e ocorrências.
Essas análises produzidas pelos sistemas de monitoramento são chamadas de analíticos de vídeos ou vídeo análises. E podem ser classificadas em três tipos: detecção, classificação e identificação. Abaixo, falaremos mais sobre cada um deles.
Detecção
O analítico de detecção é um dos mais utilizados, e serve, basicamente, para detectar a presença de qualquer movimento no ambiente. Assim, o sistema emite um alerta e é passado para uma etapa mais aprofundada dessa movimentação: a classificação.
Classificação
O analítico de classificação tem a inteligência para distinguir objetos, animais e seres humanos. Em termos práticos, ele é capaz de diferenciar a aparição de um animal da presença de um homem suspeito, o que torna esse recurso bastante útil para as equipes de segurança.
Identificação
E por último, temos o analítico de identificação, que é capaz de detectar as características físicas do objeto analisado. Esse analítico consegue determinar, por exemplo, se é homem ou se é mulher, a cor de sua pele, estatura, entre outros atributos. Inteligente, ele fornece informações bastante precisas e relevantes a respeito das particularidades do objeto ou do indivíduo.
É importante lembrar que, quando falamos de IA no videomonitoramento, muitas dessas inteligências já vem treinadas de fábrica. Os softwares que as operam recebem um treinamento que as capacita a realizar análises, como as que citamos anteriormente.
No entanto, as soluções de inteligência artificial em nuvem podem ainda ser ensinadas e aprimoradas para cada necessidade específica. Os operadores podem condicioná-las, por exemplo, a aceitar ou recusar determinados padrões ou comportamentos, conforme a sua necessidade.
Como a Inteligência Artificial impulsiona a área de videomonitoramento
Apesar dos inúmeros benefícios que a inteligência artificial tem impulsionado aos sistemas de vigilância, é necessário explorar o máximo potencial desse tipo de tecnologia a partir de projetos e conhecimentos adequados, de modo que a implementação dos equipamentos certos não só traga benefícios aos setores de segurança, mas que torne seu dia a dia mais prático e inteligente.
Conheça alguns benefícios dessa aliança:
Prevenção de crimes e acidentes
O sistema de videomonitoramento adequado pode contribuir para a prevenção de crimes e acidentes. Sua varredura inteligente e a emissão de alertas precisos ao menor sinal de perigo, possibilitam às equipes a agirem rapidamente, minimizando danos consideráveis.
Contribui para cidades mais seguras e inteligentes
Com a IA no videomonitoramento, é possível não somente identificar riscos como realizar o reconhecimento facial, a identificação de placas, e até mesmo informar problemas urbanos, como a falta de iluminação em uma determinada rua ou praça.
Mantém uma abordagem proativa e conectada
Implementar a inteligência artificial na segurança ajuda também a manter uma abordagem proativa, de modo que não seja mais preciso esperar os problemas acontecerem para agir. A IA no videomonitoramento capacita os agentes a tomarem providências ao menor sinal de perigo, tornando as operações mais dinâmicas.
Promove operações mais eficientes e precisas
As análises também põem fim a emissão de falsos alertas. Com isso, as operações tornam-se mais eficientes e precisas de modo integral.
Contudo, para implementar soluções que de fato funcionem e potencializem os processos, é fundamental sempre contar com o apoio e suporte de uma integradora de soluções. Afinal, esse tipo de assistência facilita as operações e ainda possibilitam que as empresas obtenham os melhores resultados.
Como a IA está Transformando o Videomonitoramento
Entendendo como as integradoras podem aliar-se à IA para aprimorar soluções de videomonitoramento
Ao contar com o suporte de uma integradora, as empresas não precisam mais se preocupar com o projeto de implementação: são os especialistas que assumem esse papel.
Auxiliando desde a escolha dos equipamentos mais adequados à implementação dos mesmos, esses parceiros ajudam a empresa a identificar e destacar os pontos de atenção, bem como as áreas que mais necessitam de videomonitoramento.
Integradoras experientes como a Convergint, estão aptas a auxiliar as empresas na configuração inicial dessas soluções, garantindo o devido aproveitamento dos sistemas de videomonitoramento.
Sua experiência vintenária a torna uma resposta assertiva para as companhias que precisam ou desejam explorar todo o potencial da inteligência artificial, não somente na segurança, como também em sua gestão e outros setores da empresa.
Para saber mais sobre como nossas soluções podem beneficiar sua organização, entre em contato com nossos especialistas.