Em uma era tecnológica cada vez mais avançada, o setor da publicidade tem direcionado seus investimentos para além do meio digital e das propagandas televisivas comuns, apostando também em uma nova maneira de comunicação outdoor através dos painéis de LED.
Essa abordagem está se consolidando como uma estratégia de marketing inteligente para elevar a imagem das marcas nas mentes dos consumidores, causando efeitos impactantes no público.
Isso se dá porque as telas em questão são compostas por milhões de pixels coloridos e, quando combinadas com as tecnologias de mídia 3D, ganham um potencial quase infinito proporcionado pela tridimensionalidade, criando experiências únicas por meio da interatividade e das ilusões de ótica com o produto/serviço divulgado.
Em outras palavras, esses recursos são extremamente valiosos para marcas que desejam gerar valor por meio de mensagens visualmente marcantes, tornando a tecnologia o fator essencial para suas divulgações.
Mídia 3D e painéis de LED: como as tecnologias se interligam atualmente?
Os painéis de LED são ferramentas de publicidade amplamente exploradas há muitas décadas. Não à toa, se tornaram partes icônicas de grandes cartões-postais, como a Times Square, em Nova York, por exemplo.
Diante disso, hoje, o grande diferencial das marcas que desejam elevar o marketing a um novo patamar é a união entre os painéis de LED e os efeitos 3D.
Um exemplo dessa junção pode ser visto na campanha Tiger in the City, da Samsung, criada em 2022 para celebrar o Ano do Tigre, onde um animal gigante parece pular da fachada de um prédio em direção à rua. A ação de marketing out of home usou painéis de LED 3D para criar uma experiência que interligava o importante evento do calendário chinês com as principais características dos novos dispositivos Galaxy.
A sensação realista de que o tigre estava saindo da tela, conectou-se diretamente com as emoções de muitos espectadores, o que fez com que a campanha viralizasse na internet. O feito só foi possível graças à ilusão de ótica, que dá a impressão de profundidade às mídias, chamado de 3D a olho nu (ou anamórfico) – bem diferente do 3D estereoscópico, que pode ser denominado como uma modalidade “tradicional”, muito utilizada em cinemas, por exemplo.
Nos painéis de LED 3D, a ilusão de ótica não tem relação com propriedades da tela. Na verdade, os painéis são os mesmos usados para veicular vídeos e imagens 2D. Em campanhas que utilizam o 3D a olho nu, o efeito impressionante das imagens é produzido pelo tipo de conteúdo.
As mídias dessas campanhas são feitas com dimensões específicas, considerando o tamanho exato do painel em que serão veiculadas. Elas são planejadas para causar a sensação de profundidade em espectadores que estejam dentro de uma determinada zona de visualização. Em outras palavras, o conteúdo dos painéis de LED 3D funciona por meio de um jogo estratégico com as proporções do painel.
Geralmente, além de equipamentos de alta qualidade (painéis de LED com ótimo brilho e contraste de cores acentuado), as campanhas 3D formam uma instalação bem planejada. A maioria das peças publicitárias dessa natureza são desenvolvidas para painéis com quinas ou curvas – como aqueles com formato de “L”, que ocupam mais de um lado das fachadas dos prédios.
A sensação de tridimensionalidade deriva da integração eficaz entre a mídia e o espaço físico onde o painel está instalado. Desta forma, os espectadores são surpreendidos pela ilusão de ótica por não conseguirem identificar exatamente onde a tela começa e termina.
Efeitos de áudio e vídeo: entendendo relações e benefícios da combinação de tecnologias para diferentes públicos
Embora apareçam em diversas aplicações promissoras (como em museus interativos), os painéis de LED 3D beneficiam principalmente as áreas de publicidade e marketing. Afinal, eles permitem a criação de uma experiência memorável, capaz de conquistar a atenção do público por meio das emoções.
Nesse tipo de estratégia, o alto potencial de atração visual é aliado à sensação imersiva, o que faz com que os consumidores interajam de maneira profunda com a marca divulgada. Assim, além da comunicação fluida, os painéis de LED proporcionam um fator de inovação que diferencia as empresas de seus concorrentes.
Além dos próprios painéis, as mídias 3D podem ser potencializadas por meio de outros recursos tecnológicos, como o videowall, por exemplo, que é uma instalação formada por monitores diversos (podendo ser LED, LCD ou LFD), integrados para funcionar como uma única tela. No entanto, vale lembrar que essa tecnologia conta com mais limitações, tanto tecnológicas quanto visuais, já que uma possível falha compromete o monitor por completo, impactando negativamente na publicidade.
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