Skip to main content

Quando falamos em tecnologias de áudio e vídeo, os painéis de LED têm assumido um papel de protagonismo, e isso se dá muito em função das vantagens que eles trazem consigo, como ampla vida útil, resistência a condições climáticas adversas, alto contraste, ajustes de brilhos e etc.

A tecnologia também ganha cada vez mais espaço no mercado justamente em função do custo acessível. Se antes essa solução aparentava ser cara e exigia um alto investimento, hoje já temos acesso a painéis economicamente viáveis que possuem significativamente menos limitações do que outras opções – tudo isso graças às facilidades de importação que tornam o seu preço bem mais atrativo a alcançável.

No entanto, nada é tão bom que não possa ser melhorado. Os dispositivos de LED estão em constante atualização em muitos pontos – e neste conteúdo destacamos as 5 principais inovações em torno dessa tecnologia.

Conheça as 5 principais inovações em torno dos painéis de LED

Se o objetivo de um negócio é obter mais visibilidade e promover interatividade por meio de experiências memoráveis ao público, os painéis de LED são uma excelente alternativa. 

Eles funcionam como uma evolução dos outdoors, possibilitando transmitir conteúdos dinâmicos e interativos em diferentes formatos e orientações, como horizontal, vertical, pirâmides e até mosaicos.

Ultrapassando os videowalls, essa tecnologia já tem caído no gosto do público, mas ainda assim, há 5 inovações que estão a tornando cada vez mais atrativa. Confira:

1. Aplicações indoor e outdoor (corporativo e varejo)

Se antes os painéis de LED eram muito mais comuns em áreas externas, hoje a tecnologia também está presente em ambientes indoor, com finalidades diversas. 

O uso do recurso vem conquistando muitas marcas que querem inovar e criar uma experiência diferente em pontos da sua loja física e em campanhas de divulgação. Eles podem ser utilizados, por exemplo, em aeroportos, congressos, salas de cinema, hospitais, shoppings centers e vários outros setores para impactar positivamente o público, já que há uma gama de formatos, indo desde banners suspensos, totens para sinalização e autoatendimento, até experiências imersivas. 

Vale frisar ainda que, tudo isso não significará que uma empresa precisará de investimento maiores para desfrutar da tecnologia. Os valores estão cada vez mais competitivos se comparados com monitores e até mesmo com a mídia estática.

2. Manutenção totalmente simplificada e ágil

Ao contrário do que algumas empresas pensam, a grande maioria dos painéis de LED não são formados por uma tela única e com formato fixo. Pelo contrário, eles são montados por placas de diferentes tamanhos e características conforme o local que serão instalados – se indoor ou outdoor -, permitindo ainda uma manutenção frontal ou traseira.

Geralmente, os módulos são identificados pela letra “P”, que vem de “pixel pitch”, ou densidade do pixel. Isso significa que, cada módulo que forma um painel é estruturado por uma determinada quantidade de pixels. 

Caso uma placa que os compõem queime, por exemplo, não é necessário retirar todo o monitor, mas apenas a placa. Ou seja, o sistema permanece quase todo montado enquanto a troca é realizada. Por este motivo, a manutenção é simplificada e ágil. 

Em termos visuais, o impacto para o público também é bem menor. Enquanto em um videowall haveria uma tela toda apagada, nos painéis de LED são apenas pontos.

3. Ajustes de brilho e, consequentemente, maior conforto visual

Se até pouco tempo os painéis de LED não ofereciam a possibilidade de controlar o brilho, hoje, com a ajuda de sensores, se tem um brilho ajustável, de forma a melhorar a visibilidade sob luz direta, entre outras condições ambientais. 

Em locais ensolarados, por exemplo, o aumento do brilho garante que o conteúdo permaneça visível e atrativo. Em contrapartida, em áreas de menor luminosidade, a redução evita desconforto visual e economiza energia. 

Portanto, essa característica não só melhora a experiência de visualização, mas também o consumo energético, contribuindo para uma comunicação visual amigável ao meio ambiente.

4. Painéis transparentes

Essa é uma das inovações mais recentes. Com as telas transparentes, é possível ver o que está do outro lado dos ambientes quando o LED está apagado e, quando aceso, a imagem que está sendo transmitida sobrepõe o local, possibilitando uma comunicação orgânica, atrativa e memorável.

Alguns exemplos de aplicação são em aquários, por exemplo, transmitindo os conteúdos que o público poderá conferir dentro do estabelecimento, vitrines de lojas, e diversas outras.

Por serem desenvolvidas em diferentes formatos e tamanhos, os painéis transparentes se adaptam aos mais variados locais. Além disso, possibilitam reproduzir materiais dinâmicos que auxiliem na atração e até mesmo no entretenimento do público.

5. Interatividade e 3D

Por fim, uma tendência tecnológica importante, que inclui também os painéis de LED, é a interatividade. Entre os cases deste ano estão o da Coca-Cola, que usou um painel em 3D para gerar uma experiência impactante para quem estava no Aeroporto Internacional de São Paulo. De modo geral, a tecnologia fazia com que um refrigerante digital se transformasse em um físico. O equipamento tinha o formato de “U” e borda infinita, ampliando a extensão visual. 

A principal diferença entre as mídias 2D e 3D é a adição de profundidade à largura e altura. Ou seja, esta última cria a ilusão de profundidade, proporcionando uma experiência visual mais imersiva e impactante. 

Trata-se de uma maneira inovadora e envolvente de se comunicar e encantar as pessoas – frisando que o recurso não está restrito apenas a grandes marcas, já que o investimento nesse tipo de tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível.

Em função de todos esses diferenciais em relação aos resultados que podem trazer, comparados aos videowalls e monitores corporativos, certamente os painéis de LED ganharão cada vez mais espaço no mercado.

Como desfrutar de todas essas inovações dos painéis de LED no seu negócio?

Especializada em soluções inovadoras em áudio e vídeo, a Seal Telecom Convergint atua há mais de 20 anos ajudando empresas de diversos setores a encontrarem a tecnologia certa para atingir seus objetivos.

Graças à alta capacidade técnica para resolução de problemas e uma equipe especializada, hoje somos considerados como a maior integradora de soluções do Brasil e da América Latina, o que significa que podemos te ajudar a entender suas necessidades e encontrar exatamente o que precisa.

Quer descobrir o que a Seal Telecom Convergint pode oferecer para o seu negócio? Então fale com nossos especialistas agora mesmo.

Close Menu