É fato que vivemos na era da tecnologia, onde inovações estão revolucionando diversas áreas, de modo com que os empreendimentos possam reorganizar suas operações ao mesmo passo em que elevam seus níveis de automação.
De indústrias à hospitais, muitos recursos tecnológicos passaram a ser aliados essenciais para os profissionais e, se tratando especificamente da transformação digital na saúde, os ganhos sentidos são ainda maiores. Hoje, centros médicos e clínicas brasileiras já podem aprimorar a segurança do paciente, reduzir custos e fazer grandes progressos na gestão de processos e insumos.
Com cada vez mais soluções surgindo no mercado, a tendência é que cresçam ainda mais, sem contar em outras áreas da saúde que também são – e continuarão sendo – facilitadas pela tecnologia. Continue a leitura e saiba mais!
Como a automação está impulsionando a transformação digital na saúde
A verdade é que a transformação digital na saúde tem transformado hospitais e clínicas brasileiras, oferecendo uma ampla gama de recursos para melhorar processos como atendimento e a gestão.
Ferramentas diversas, como prontuários eletrônicos e sistemas de gestão hospitalar, otimizam o fluxo de informações e reduzem erros. Além disso, equipamentos avançados de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, aumentam a precisão dos diagnósticos. Telemedicina e robótica cirúrgica também estão ganhando espaço, permitindo atendimento remoto e procedimentos mais seguros e precisos. Essas inovações não só elevam a qualidade do cuidado, mas também melhoram a eficiência operacional das instituições de saúde.
Confira mais detalhes sobre alguns recursos que impulsionam esses resultados:
- IoT e IA
A chegada da Internet das Coisas (IoT) e da Inteligência Artificial (IA) favoreceu o processo de automação de alguns procedimentos hospitalares, o que fortalece desde a triagem da consulta, até a prevenção e tratamento de algumas doenças. Com IoT também é possível monitorar os equipamentos do hospital e verificar a necessidade de manutenções preditivas.
As tecnologias de conectividade e transmissão de dados já são uma realidade em alguns hospitais. Existem hoje soluções capazes de reunir informações que apoiam a construção de sistemas de suporte à decisão e possibilitam a automatização da captura de dados por meio de uma plataforma on-line em tempo real, permitindo o acesso para todos os profissionais envolvidos no tratamento do paciente ⎯ inclusive os farmacêuticos, que com essas informações, entenderão se os remédios necessários estão disponíveis.
Segundo o levantamento da última pesquisa TIC Saúde, em 2023 cerca de 3.200 estabelecimentos de saúde se valeram da IA, a grande maioria da rede privada (aproximadamente 2.800).
Entre as ferramentas mais utilizadas por aqueles que adotaram Inteligência Artificial estão as voltadas para a automatização de processos de fluxos de trabalho (46%), o uso de reconhecimento de fala (33%), e na mineração de texto e análise de linguagem escrita ou falada (32%). O reconhecimento e o processamento de imagens, bem como a aprendizagem de máquina para predição e análise de dados, foram aplicados por 21% e 16%, respectivamente.
- Prontuário eletrônico
Diante de todos esses avanços tecnológicos, os papéis vêm se tornando obsoletos nos consultórios. Os prontuários eletrônicos junto a softwares de gestão de consultórios para agendamento de consultas têm sido cada vez mais implementados. São muitas as vantagens, como a otimização no atendimento, a disponibilidade com mais praticidade das informações do paciente, a integração dos dados que ficam centralizados numa única plataforma, a redução de espaço, e, também, a segurança dos dados, com menor risco de perdas.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por exemplo, a verificação de prontuário eletrônico foi o 3º serviço mais oferecido via Internet em 2023, com 21 pontos percentuais.
- Telemedicina
A telemedicina se divide em especializações e seu uso também tem sido cada vez mais adotado. Só em 2022, por exemplo, a teleconsulta já estava sendo utilizada para atender pacientes por 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros no país.
Com o auxílio de tecnologia da informação e das telecomunicações, esse recurso permite fazer um atendimento à distância com eficiência, sendo uma estratégia com muitas vantagens, que ultrapassam barreiras geográficas, culturais e socioeconômicas.
Já existe no mercado uma solução que oferece ferramentas de usabilidade de ponta, englobando uma central de comando, um aplicativo móvel para os pacientes e um despacho e gerenciamento para as equipes em campo, que fazem a conectividade entre todos os envolvidos. Com isso, é possível promover a comunicação entre paciente e o centro de comando via vídeo, voz ou texto, além de promover a interação entre centro de comando e equipe de campo (ou vice-versa).
Outras vantagens dessa solução é a realização de monitoramento e rastreamento de recursos e pacientes, a definição de nível de criticidade e urgência dos chamados, o compartilhamento de vídeos com instruções para os cidadãos infectados ou não, entre outras atribuições que são de muita utilidade para a situação atual, e, também, em outras ocasiões, já que nos dias de hoje, a falta de tempo, muitas vezes, faz com que as pessoas deixam de ir até uma consulta.
Como tornar a tecnologia parte dos cuidados de saúde brasileiros?
Como podemos ver, a transformação digital na saúde é uma grande aliada tanto do corpo médico e operacional, quanto dos pacientes – e com a ascendência de novas tecnologias, essa “parceria” tende a crescer mais e mais.
Felizmente, o Brasil tem potencial para englobar saúde e tecnologia, e as expectativas para que esses novos recursos sejam implementados nos hospitais e clínicas são enormes, objetivando melhorias, tanto para os profissionais, como para os pacientes. No entanto, o sucesso dessa modernização depende de parceiros preparados para oferecer os melhores recursos e, nesse cenário, a Convergint já é referência.
Com mais de 20 anos de mercado, oferecemos recursos inovadores de áudio e vídeo, comunicações unificadas, automação hospitalar e predial, broadcast, incêndio, soluções de TI e de segurança eletrônica; todas customizadas para as necessidades de cada cliente, seja ele um grande complexo hospitalar ou um laboratório de análises.
Prezando pela máxima satisfação do cliente, também trabalhamos com diversos fornecedores, possuindo uma parceria consolidada com fabricantes de hardwares e provedores de softwares do mercado, que complementam nosso vasto portfólio e nos permitem oferecer tecnologias de qualidade e um serviço ímpar no desenvolvimento de projetos para o setor de saúde.
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