Skip to main content

A transformação digital caminha a passos largos ao redor do mundo, atravessando setores diversos e essenciais — e essa revolução acontece diante dos nossos olhos. 

Quando se fala em digitalização, logo se evidencia uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de segmentos considerados pilares da sociedade, como o setor da saúde, por exemplo. Dos protótipos do microscópio às cirurgias feitas com auxílio de robôs, a tecnologia sempre foi uma ferramenta primordial para a medicina, bem como sua maior fonte de evolução e expansão.

Presente no dia a dia de muitas instituições, diferentes tecnologias vêm impactando positivamente a rotina de pacientes, equipes médicas e da gestão hospitalar; e é neste contexto que teremos um melhor aprofundamento no decorrer do artigo. 

Boa leitura!

A transformação digital pode guiar os diferentes núcleos de clínicas e hospitais, desde a recepção ao pós-operatório, o que evidencia e prova na prática seus muitos benefícios.

Segundo uma pesquisa conduzida pela Deloitte, 92% dos profissionais e instituições de saúde em processo de digitalização comprovaram um melhor desempenho após implementar novas tecnologias. Numa perspectiva geral, a redução significativa de gastos operacionais e o aumento na qualidade do serviço prestado se destacam como principais vantagens ao adotar soluções automatizadas. 

Um bom exemplo dessa melhoria pode ser visto nesta Gravação de Cirurgia publicada no canal Convergint Brasil, onde os próprios profissionais da área demonstram na prática as propriedades da solução. Integração em um único sistema e informações disponibilizadas por um software intuitivo são algumas das inovações que possibilitaram à equipe um acesso às informações a qualquer momento, sendo necessário apenas movimentos de touch screen

Essa transformação se estende também nas operações cirúrgicas, envolvendo desde o manuseio de imagens em 3D, garantindo uma estratégia mais assertiva na preparação para a cirurgia, ao uso mútuo entre a lâmpada de operação e a câmera interna, que ilustram sua visão em uma das telas disponibilizadas na sala, dando a opção de compartilhar para outros profissionais avaliarem, e até, auxiliarem na operação em caso de problemas ou dificuldades.

Todo esse complexo, assim como ressaltam os profissionais, contribuem diretamente para uma operação mais flexível e assertiva, servindo como uma prova de um futuro integrado e contribuinte para a educação.

Mas não para por aí. As vantagens da digitalização no setor de saúde se estendem a outros aspectos, como:

  • Otimização dos processos

A automação dos processos pode otimizar drasticamente ou até eliminar a necessidade de tarefas manuais. Desta forma, formulários e fichas em papel se tornam legados e dá-se lugar ao armazenamento dos dados em nuvem, promovendo uma operação mais segura, acessível e ágil.

  • Diagnósticos mais assertivos

Devido às ferramentas de alta precisão, como a Inteligência Artificial de assistência médica, as margens de erro quanto aos diagnósticos são mínimas.

Além disso, a comunicação de alto nível entre profissionais em tempo real também é possibilitada e potencializada por soluções de videoconferência, que garantem uma troca fluida de diálogos entre equipes localizadas em diferentes partes do mundo.

Esse avanço contribui de maneira significativa para um diagnóstico ainda mais assertivo e minucioso, promovendo cuidados personalizados e eficazes aos pacientes.

  • Coleta e armazenamento seguro dos dados

Conforme citado, automatizar a coleta e armazenamento de dados muda a forma como se lida com essas informações. Mas por se tratar de dados sensíveis, há camadas extras de segurança neste processo, e isso garante uma máxima proteção a ambos: tanto ao paciente, proprietário dos dados, quanto à instituição, que receberá e utilizará os mesmos. 

Além de contar com esses recursos mais inteligentes, todo o procedimento é feito em conformidade com as leis de segurança digital vigentes. Isso garante que as atividades realizadas sejam ainda mais produtivas, sem correr o risco de autuações.

  • Maior precisão nas operações

No setor da saúde, sobretudo nos segmentos mais críticos, como o centro cirúrgico, falhas não são toleradas. Por isso, as equipes médicas constantemente buscam modernizar seus espaços e operações, fazendo uso de tecnologias que proporcionam uma cirurgia ainda mais segura e minuciosa, como a sonorização do ambiente, videomonitoramento IP, entre outras.

Vale ressaltar que alguns recursos, como monitores e captura e transmissão de imagem HD, já fazem parte da realidade do segmento, mas, para tanto, o investimento no aporte tecnológico deve acompanhar o impulso da transformação digital, de forma que outras inovações possam contribuir posteriormente com esse cenário, como os recursos de imagem e som, por exemplo, que possibilitam às equipes maior visibilidade e controle para realizar suas atividades.

  • Maior assertividade na gestão dos Centros Cirúrgicos

Não apenas as equipes médicas beneficiam-se da transformação digital, mas também a instituição como um todo passa a ser um ecossistema integrado e conectado, desde a recepção até as salas de cirurgia.

Desta forma, é possível agendar procedimentos médicos com agilidade e precisão, ter acesso em tempo real às informações das operações que estão em andamento e ainda oferecer um atendimento personalizado e one-on-one aos próprios pacientes e aos seus entes queridos.

     Leia mais

Como fazer da Transformação Digital uma realidade no seu centro cirúrgico

A digitalização deixou de ser um assunto do futuro e tornou-se uma nova realidade. Portanto, para que a integração de todas as inovações citadas seja feita com destreza, é necessário, antes de tudo, um planejamento estratégico, que mapeie as melhores soluções para cada hospital junto a uma parceria de qualidade.

A Convergint, especialista na integração de soluções para Áudio & Vídeo, Comunicações Unificadas, Segurança e Building Information, atende e entrega os maiores e mais completos projetos de automação hospitalar do Brasil, com foco 100% direcionado nas necessidades de cada setor, incluindo instituições de saúde, clínicas, laboratórios e demais ambientes voltados a saúde. 

Confira dois grandes cases de sucesso que comprovam nossa expertise no assunto:

Sistema de segurança implantado no Hospital Santa Cruz
A Convergint foi a integradora escolhida para implementar uma solução personalizada para controle de acesso de todos os ambientes críticos do hospital, assim como um sistema de monitoramento inteligente que conta com mais de 300 câmeras
Modernização do Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Para viabilizar esse ambicioso projeto, a integradora escolhida foi a Convergint, que utilizou os mais avançados recursos de automação inteligentes, trazendo soluções personalizadas para diversos ambientes do instituto.

Se assim como esses grandes centros, você deseja transformar a rotina do seu hospital ou clínica criando um ambiente amplamente moderno e integrado, fale com nossos especialistas e solicite mais informações!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close Menu