Skip to main content
convergint

Tecnologia para saúde:

Transforme a realidade do setor com eficiência e assertividade

A tecnologia tem vencido uma série de barreiras, e aprimorado a forma como diversas empresas operam e atuam. Hoje em dia, negócios de todo e qualquer segmento já podem contar com recursos e soluções de ponta para aperfeiçoar seus processos, lapidar suas estruturas e, com isso, oferecer melhores produtos e serviços.

Na área da saúde, o cenário não é diferente: inúmeras soluções vêm beneficiando a rotina de médicos, equipes de assistência e pacientes, fortalecendo o conceito de saúde 5.0. Segundo dados levantados pela Harvard Medical School, 92% dos profissionais e das instituições que iniciaram a jornada de transformação digital já constataram uma melhora no seu desempenho graças à adesão a esses recursos.

As inovações que fazem parte deste movimento são muitas, e englobam desde o uso de IA à soluções personalizadas de tecnologia para a saúde. Juntas, elas melhoram o fluxo de trabalho, possibilitam a automatização de mecanismos e processos, contribuem para atendimentos e diagnósticos mais assertivos, bem como auxiliam no tratamento e na reabilitação de pacientes.

Não é atoa que, de acordo com o TechTarget, 41% das empresas do setor de saúde aumentaram o orçamento de tecnologia da informação no último ano. A pesquisa também apontou que as organizações do setor estão planejando uma transformação digital completa. Para 30% delas, automação, inteligência artificial e ciência de dados serão prioridades de investimento nos próximos meses.

Sejam hospitais, centros médicos especializados, ou até mesmo laboratórios e biopharmas: a transformação digital e o conceito de saúde 5.0 chegou para todas as camadas do setor de assistência médica, revolucionando processos e transformando a vida de pacientes e profissionais.

Quer saber como aproveitar tudo que esse movimento pode trazer para o setor? Então continue acompanhando a leitura!

Transformação digital: qual a relação entre tecnologia e saúde?

Na verdade, a tecnologia e a saúde possuem uma relação antiga. No século XIX, o telégrafo já era utilizado para transmitir laudos de raio-x entre médicos de localidades distantes. Mas de lá para cá, presenciamos diversas atualizações e uma série de avanços no campo das inovações digitais para o setor.

Hoje, os recursos que temos não só possibilitam uma comunicação direta entre as equipes, como contribuem para uma atuação mais otimizada, diagnósticos mais assertivos e uma gestão apurada e precisa de todos os negócios que fazem parte dessa área, incluindo ainda os centros cirúrgicos, ambientes extremamente críticos dos hospitais.

Em outras palavras, a transformação digital se consolidou na área da saúde justamente em função de tudo que ela agrega tanto para quem atua nessa frente, quanto para quem precisa de serviços médicos, como:

Otimização dos processos

Não dá para falar em tecnologia para saúde sem falar na automação hospitalar. Ao automatizar tarefas, as empresas conseguem reduzir ou até mesmo eliminar a necessidade do trabalho manual, diminuindo o risco de erros ou falhas possíveis. Sem contar que a automação hospitalar ainda promove segurança, e é ecologicamente correta, já que permite substituir antigos formulários e fichas de papel por processos e arquivos digitais verdes, dinâmicos e modernos.

Diagnósticos mais assertivos

A tecnologia para a saúde contribui também com a precisão nos diagnósticos. É que diferentemente de anos atrás, hoje vivemos a era da saúde 5.0, e temos à disposição inúmeras ferramentas eficientes que possibilitam às equipes realizar uma leitura mais clara e precisa, reduzindo a margem de erro de diagnósticos. Soluções como as videoconferências, por exemplo, podem ser utilizadas para garantir uma comunicação fluida e sem ruídos entre as equipes envolvidas, garantindo conclusões mais assertivas quanto à situação de cada paciente.

Maior precisão nas informações

Considerando que este é um setor que não tolera falhas, trabalhar com precisão é uma necessidade absoluta. Ao adotar a tecnologia para saúde, as equipes obtêm mais segurança em seus procedimentos, graças aos modernos recursos de imagem e som – dos quais proporcionam maior visibilidade e controle sobre as atividades, bem como contribuem para um processo cirúrgico efetivo e minucioso.

Coleta e armazenamento seguro dos dados

Informações importantes e dados sensíveis ficam devidamente protegidos com camadas extras de segurança na era da saúde 5.0. Além disso, ao aderir outros recursos de cibersegurança, por exemplo, todos os procedimentos são feitos em conformidade com as leis de segurança digital vigentes, garantindo que as atividades sejam mais produtivas e reduzindo o risco de violações ao paciente e à própria instituição.

Maior assertividade na gestão dos Centros Cirúrgicos

Por fim, as inovações digitais também viabilizam a gestão assertiva. Especialmente em setores sensíveis, como o Centro Cirúrgico, é imprescindível adotar recursos que agilizem processos, informem em tempo real sobre as operações que estão em andamento e ainda ofereçam um atendimento mais personalizado e one-on-one aos pacientes e familiares que os acompanham.

Saúde 5.0: as tecnologias disponíveis para os hospitais e clínicas, laboratórios e biopharmas

Quando o assunto é tecnologia para saúde, há uma gama enorme de recursos que atendem às mais diferentes necessidades e promovem todos os ganhos impulsionados pela transformação digital.

Inclusive, não é atoa que o setor é atendido de ponta a ponta e, hoje, há soluções que se adequam às necessidades específicas de todos os negócios envolvidos nessa área, como os hospitais, as clínicas, os laboratórios e até as biopharmas, facilitando desde as operações críticas até a segurança interna e externa. Confira:

Comecemos pelos sistemas de gravação e transmissão de cirurgias e consultas. Na prática, essas soluções podem abarcar câmeras de alta definição instaladas nas salas de cirurgia que são conectadas a softwares especializados para a gravação e armazenamento seguro dos vídeos cirúrgicos. Se requerido, também é possível realizar a transmissão ao vivo para conferências e trocas de experiências entre médicos, permitindo a transmissão segura para públicos autorizados.
Posteriormente, por meio das videoconferências, as equipes podem continuar dando assistência ao paciente de onde estiverem, mantendo o atendimento personalizado e a garantia de que o caso segue sendo acompanhado pelo corpo médico que iniciou o tratamento.
Seja nos grandes complexos hospitalares e clínicas, ou nos laboratórios e biopharmas, é de extrema importância ter soluções que viabilizem uma segurança integral. Nesse caso, as empresas podem contar com recursos que visam proteger médicos, pacientes e equipes de gestão, com inovações que envolvem tanto a segurança física, quanto a segurança digital.

Quando falamos da área interna, hoje já há tecnologias para controle de acesso, com sistemas de autenticação biométrica para monitorar áreas restritas, como também o monitoramento por cartões inteligentes com níveis de permissão diferenciados.

Para elevar os níveis de proteção, existem também soluções para videomonitoramento, com câmeras de segurança de alta resolução com armazenamento em nuvem e acesso remoto, além de softwares de análise de vídeo para detecção de comportamentos suspeitos e resposta rápida. Tudo isso pode ser analisado e acompanhado pelos centros de comando e controle, que garantem uma vigilância centralizada de todas as áreas em questão, integrando dados de diversas fontes, como acessos, câmeras, alarmes, etc.

Agora, olhando para a segurança digital, as inovações tecnológicas igualmente não deixam nada a desejar nesse quesito. Empreendimentos que atuam na área da saúde podem implementar firewalls avançados para proteção contra ameaças externas, servidores dedicados com encriptação de dados e backup automático, roteadores com segurança avançada, incluindo VPNs e criptografia de tráfego e softwares de monitoramento de rede para detectar e responder a intrusões e anomalias, protegendo assim a segurança de seus sistemas e dados de seus procedimentos, colaboradores e pacientes.

Sistemas integrados de controle de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), iluminação e segurança; monitoramento e controle centralizado de energia para otimização de consumo; sensores inteligentes para monitoramento de ambiente (temperatura, umidade, ocupação); e dispositivos conectados que permitem a manutenção preditiva, reduzindo falhas e melhorando a eficiência operacional. Esses são os principais recursos que não somente aprimoram a comodidade, como também garantem economia e produtividade.

A automação predial melhora o fluxo de trabalho e proporciona mais comodidade às equipes de assistência e aos gestores de facilities. Sem contar que ainda promovem a notória diminuição de erros humanos e um maior controle e eficiência das operações, transformando os centros médicos em prédios inteligentes.

A tecnologia para saúde também envolve soluções de comunicação, como Digital Signage, uma rede de painéis com o objetivo de levar entretenimento e informação aos pacientes. Na prática, são telas digitais em áreas comuns que podem ser utilizadas para exibir informações importantes para pacientes e visitantes. Ainda, é possível integrar a solução a sistemas de gestão em nuvem, que facilitam a atualização remota e em tempo real dos conteúdos exibidos.

Uma solução inteligente como essa pode dinamizar a rotina dos empreendimentos da área da saúde, auxiliando no controle de atendimento e na chamada de senhas. Além disso, é um recurso interessante para os times de marketing, que podem utilizar a ferramenta para executar ações direcionadas.

Nas clínicas especializadas, hospitais ou laboratórios de exames, a tecnologia para saúde pode agregar mais conforto e comodidade a todos aqueles que buscam atendimento.

Na era da saúde 5.0, para os setores de internação dos complexos hospitalares destacamos a automação de leito com comando de voz, os controles de TV, cortina, iluminação e ar condicionado, e o monitoramento e ajuste do barulho local com solução de decibéis. Reunidas, essas soluções tornam o ambiente mais agradável, e contribuem para o bem-estar e para a reabilitação do paciente.

Sem falar nos aplicativos de controle de refeições, que aprimoram a hotelaria hospitalar e contribuem com o serviço de copa. Com ele, os ocupantes têm acesso ao cardápio que será servido no dia, por exemplo, bem como os horários de cada refeição. O paciente também pode fazer, através do próprio programa, pedidos e solicitações especiais – respeitando sempre, obviamente, os serviços oferecidos pelo hospital e as restrições alimentares estabelecidas para o seu caso.

Além de tornar a experiência do paciente ainda mais personalizada, esses recursos ajudam as equipes de hotelaria a entenderem melhor alguns comportamentos e padrões, identificarem possíveis falhas e aprimorar não somente as atividades de seu departamento, como de todo o complexo, de modo geral.

6 vantagens da tecnologias para saúde: como hospitais, laboratórios e empresas atuantes no setor de Biopharma são beneficiados?

A transformação digital na área da saúde é uma estratégia que, quando bem coordenada e executada, traz ganhos consideráveis para gestão, operação e sustentação dos processos comuns a empreendimentos do setor.

Vale lembrar também que esses benefícios não ficam restritos a uma repartição específica: todas as empresas, sejam hospitais, clínicas, laboratórios ou biopharmas, podem se beneficiar das vantagens da tecnologia. Veja só os principais benefícios obtidos:

Melhoria da eficiência operacional

Melhoria da eficiência operacional:

Com a automação hospitalar, as operações se tornam mais rápidas e eficientes. Antigos processos manuais são substituídos por métodos automatizados, mais ágeis e menos suscetíveis a erros. Nesse sentido, ainda é possível automatizar uma série de demandas, que vão desde o simples agendamento ou remarcação de consultas e exames, ao controle de estoque de vacinas e medicamentos.

Colaboração com as metas ESG

Colaboração com as metas ESG:

Soluções de automação para monitoramento e controle centralizado de sistemas prediais, por exemplo, reduzem o consumo de energia e água, e colaboram por consequência com a preservação de recursos naturais. Na outra ponta, a automação hospitalar também promove a substituição de antigos formulários e fichas de papel por arquivos digitais mais verdes e ecologicamente corretos.

Melhoria da qualidade do atendimento ao paciente

Melhoria da qualidade do atendimento ao paciente:

A implementação da tecnologia para saúde amplia e lapida o trabalho das equipes de assistência. Com a adoção dos recursos certos, médicos, times de enfermagem e até mesmo o setor responsável pela hotelaria do hospital ou clínica têm a oportunidade de oferecer um atendimento mais personalizado. No setor de cirurgias, onde os processos são mais sensíveis, utilizar a tecnologia para saúde também corrobora com uma melhor coordenação do cuidado, facilitando a comunicação entre diferentes profissionais de saúde e departamentos.

Melhoria da segurança de dados e conformidade

Melhoria da segurança de dados e conformidade:

Além disso, a tecnologia para saúde promove uma maior segurança de dados. Todas as informações sigilosas, como os prontuários do paciente, são protegidos por camadas que  impedem vazamentos e acessos não-autorizados. Também é importante ressaltar que no ambiente digital tudo é feito em conformidade com as leis vigentes, como o caso da LGPD, por exemplo. Adotar esses recursos ainda ajuda os times de TI na gestão desses dados, levando em conta que, hoje, a cibersegurança é um fator indispensável em quaisquer ambientes.

Aumento do acesso à assistência médica

Aumento do acesso à assistência médica:

A tecnologia para saúde amplia também o serviço de assistência médica. Graças a alguns recursos, como a telemedicina e outras tecnologias digitais, pacientes de localidades distantes, ou que não podem ir até o hospital em um determinado dia, conseguem obter o atendimento que precisam, mesmo que à distância.

Conforto do paciente

Conforto do paciente:

As tecnologias ainda podem ser aplicadas para que o paciente tenha mais conforto durante a sua estadia, contribuindo até mesmo para a sua reabilitação. Isso ajuda as próprias equipes de hotelaria a entender o comportamento de seu público, identificar o que precisa ser corrigido e encontrar oportunidades de melhoria.

Em função de todas essas vantagens, a transformação digital na saúde se torna um sinônimo de uma comunicação limpa e sem ruídos, afinal, o acesso de informações de valor, a troca de experiências entre médicos e a clareza no tratamento dos internados são facilitadas quando se tem operações bem estruturadas e soluções integradas que mantenham todos os envolvidos com a mesma visão – seja na rotina hospitalar ou na manipulação de medicamentos em biopharmas, por exemplo.

O papel de uma integradora na implementação de tecnologias para saúde

A tecnologia traz, de fato, dezenas de vantagens às empresas do setor. Mas para implementá-la, não basta contratar soluções baseando-se em hipóteses ou achismos: é preciso saber identificar quais são as necessidades de cada repartição e definir um plano, com todos os recursos que serão utilizados.

Para tanto, é fundamental contar com empresas especializadas no assunto, como as integradoras. Com uma vasta experiência de mercado, elas conseguem ajudar o cliente a mapear suas necessidades, elaborar um projeto adequado com todas as tecnologias pertinentes, e garantir assim o melhor preço, os melhores prazos e a excelência no resultado final.

As integradoras oferecem diversas soluções de fabricantes diferentes, permitindo que o cliente tenha liberdade de escolha e participação ativa em todo o processo de decisão.

Do projeto à implementação, à manutenção preventiva e corretiva, seu papel é promover a eficiência e assertividade, e garantir que hospitais, clínicas, laboratórios e biopharmas garantam as melhores soluções para os seus negócios.

Tecnologia para saúde: como a Convergint pode transformar a realidade do setor com eficiência e assertividade

Quando o assunto é tecnologia para saúde, a Convergint já é considerada uma das maiores e melhores do mundo, detendo toda a expertise necessária para auxiliar hospitais, clínicas, laboratórios e biopharmas em sua jornada de transformação.

Com mais de 20 anos de mercado, oferecemos recursos inovadores de áudio e vídeo, comunicações unificadas, automação hospitalar e predial, broadcast, incêndio, soluções de TI e de segurança eletrônica; todas customizadas para as necessidades de cada cliente, seja ele um grande complexo hospitalar ou um laboratório de análises.

Nossos números

+20,000

Projetos concluídos

+7,000

Clientes atendidos

+3,000

Certificações

Prezando pela máxima satisfação do cliente, trabalhamos com diversos fornecedores, possuindo uma parceria consolidada com fabricantes de hardwares e provedores de softwares do mercado, que complementam nosso vasto portfólio e nos permitem oferecer tecnologias de qualidade e um serviço ímpar no desenvolvimento de projetos para o setor de saúde.

Nossos diferenciais

Desenvolvemos projetos end-to-end, onde o único ponto de contato são nossos consultores, que centralizam o andamento das operações.

Possuímos equipes com vasta experiência para conciliar o melhor preço, a melhor qualidade e o melhor tempo de execução de cada projeto.

Contamos com times exclusivos de pós-vendas, que realizam um acompanhamento periódico das soluções implementadas e avaliam a necessidade de manutenções preventivas e corretivas.

Com o intuito de promover a melhor experiência, oferecemos uma consultoria completa, que nos permite rastrear todas as necessidades do cliente, antes mesmo da elaboração do projeto.

Faça como os principais nomes do mercado e transforme a realidade do seu negócio com as tecnologias Convergint para saúde

Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como iniciar sua jornada de transformação digital com soluções pensadas para você.

convergint

Copyright © 2024 Convergint Technologies LLC. Todos os direitos reservados.

Close Menu