Skip to main content

Considerado como uma das 50 melhores instituições médicas do mundo, o Hospital Israelita Albert Einstein, localizado na capital paulista, atua há mais de meio século como referência em tratamentos, pesquisas e melhorias no sistema de saúde. Em julho de 2022, a sociedade responsável pelo centro de saúde inaugurou um novo empreendimento: o Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

Com um investimento que chegou aos R$700 milhões e um espaço de 44 mil m2 no bairro do Morumbi, em São Paulo, o projeto teve por objetivo ser um “oásis do conhecimento”, segundo Junia Gontijo, diretora-executiva de Patrimônio, Engenharia e Infraestrutura do Einstein. A ideia era se tornar referência nacional e internacional nas áreas de ensino e pesquisa ligadas à saúde e, assim, promover ensino de qualidade para reter talentos no país, evitando sua fuga para o exterior em busca de melhores oportunidades.

Com foco em alta tecnologia e inovação, o projeto  demandava tecnologias de ponta. Por isso, a Seal Telecom Convergint foi a integradora escolhida para realizar todas as instalações no local.

Tecnologia em ciência e educação: conhecendo o centro de pesquisa e ensino Albert Einstein

Soluções inovadoras são parte de todo o Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, desde a concepção do projeto até os esforços em unir conforto e tecnologia. Tudo isso para desenvolver um espaço que alcançasse o patamar dos 10 melhores para desenvolvimento de pesquisa ao redor do globo.

Entre os ambientes presentes no empreendimento, estão um laboratório de simulação completo, um Centro de Biologia Experimental e um Centro de Terapia Celular, além de um amplo espaço de laboratórios e salas de aulas. A ideia é que ali, em parceria com outros centros de pesquisa em saúde brasileiros, sejam descobertos novos medicamentos, tecnologias, abordagens, equipamentos e diversas outras inovações.

“Construímos esse espaço com um conceito de prédio inteligente, totalmente controlado por sistemas de automação integrados entre si”, comentou Regis Gund, especialista em infraestrutura do Albert Einstein.

Para isso, foi preciso investir em equipamentos diferenciados espalhados por todo o empreendimento e a Seal Telecom Convergint levou o melhor em inovação e infraestrutura para atender as expectativas dos profissionais. 

Confira o que foi implementado:

  • 40 salas de aulas híbridas

Para um foco profundo no ensino, 40 salas de aula híbridas foram totalmente automatizadas com câmeras PTZ, microfones de teto e projetores, tecnologias que contribuem para momentos mais colaborativos e interativos. Iluminação, ar condicionado e persianas também são controlados automaticamente, facilitando ainda mais o uso dos espaços.

  • Laboratórios Sala Limpa

Esses ambientes são responsáveis pela realização de pesquisas biológicas, o que exige controle de temperatura, acesso e umidade – tudo isso foi automatizado para garantir as condições certas. Além disso, as paredes de vidro fazem deles os únicos no mundo a terem esse formato.

  • Auditório

Seis projetores a laser, quatro câmeras e duas salas de controle e edição formaram um auditório com capacidade para 400 pessoas. O foco desse ambiente é garantir a qualidade máxima na realização de transmissões de conteúdos pela rede local e internet para todo o prédio.

  • Sistema de videomonitoramento e controle de acesso

Por fim, a entrada do Centro de Pesquisa contou com catracas e cancelas para garantir a segurança de acesso. Além disso, os nove andares estão equipados com câmeras de monitoramento, assegurando que todos os espaços sejam controlados. Esses sistemas ainda atuam de forma integrada, possibilitando a convergência entre todo o espaço.

Edifício Sustentável: o Centro de Pesquisa e Ensino Albert Einstein unificou conforto e ciência

Além do foco em educação e ciência, o Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein também se tornou referência em sustentabilidade. O prédio foi construído ao redor de um jardim com diversas espécies de vegetação, completamente iluminado por claraboias e mantido por duas centrais meteorológicas, que monitoram constantemente as condições climáticas para garantir a saúde das plantas e árvores.

A tecnologia também foi utilizada para potencializar a eficiência energética – com iluminação natural, luminárias de alta performance e outros equipamentos – e de consumo de água – redução na vazão de metais e louças –, instalação de recarga para veículos elétricos e produção de energia renovável com aquecimento solar, além de estratégias para melhorar continuamente a qualidade do ar interno e um programa de educação ambiental e reaproveitamento de água da chuva.

Todo esse cuidado e investimento ainda levou o Einstein à solicitação pela certificação LEED Gold, um dos maiores selos de reconhecimento para edifícios sustentáveis. O processo já está em finalização.
De modo geral, a tecnologia atendeu tudo e até mais do que a equipe esperava, tanto que Clarice Madi Haidamous, Gerente de projeto e obras no Einstein comentou: “no início do projeto haviam nos dito que não tinha empresa no Brasil que seria capaz de fazer essa instalação. E depois a gente descobriu que tinha sim”.

Conte com a Seal Telecom Convergint para levar a tecnologia a favor do seu negócio

Para possibilitar ambientes completamente automatizados e integrados, como o Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, a Seal Telecom Convergint combina o melhor em tecnologia, automação e inovação.

Trabalhamos há mais de duas décadas desenvolvendo projetos completos e implementando soluções de áudio e vídeo, segurança, comunicações unificadas e automação predial para equipar estruturas dos mais diversos segmentos, contando com uma equipe qualificada, que garante um atendimento especializado e resultados amplamente satisfatórios.
Para saber mais sobre nosso portfólio e descobrir o que podemos fazer pelo seu projeto, converse com nossos especialistas!

Close Menu