Manter um alto padrão de proteção física à empresas ou residências é uma preocupação comum. Não à toa, os riscos à segurança de um negócio comprometem seriamente seu desempenho; o mesmo vale para bens e patrimônios pessoais, onde o modo de vida dos proprietários pode ser afetado.
As soluções de proteção são capazes de resguardar com eficiência zonas empresariais e residenciais, dentre as quais a segurança perimetral surge como melhor resposta às ameaças. Com ela, criam-se barreiras — alarmes, portarias automatizadas, câmeras e sistemas de videomonitoramento, controles de acesso, sensores de movimento — para prevenir invasões e acidentes.
No que consistem as soluções para Segurança Perimetral?
A proteção do perímetro de uma instalação não é uma iniciativa recente. Ao longo da História, observam-se mecanismos de defesa diversos e engenhosos, como a Muralha da China e os grandes muros e portões em volta dos castelos medievais, com o objetivo de manter a integridade e o pleno funcionamento do espaço protegido.
Com o passar dos anos, os métodos de defesa acompanharam a evolução das tecnologias e dos perigos.“É a primeira linha de defesa contra uma invasão”, definiu Kleber Reis, Sócio Diretor na Ôguen, quando perguntado sobre a ideia central da segurança perimetral.
Em outras palavras, isso significa que uma solução projetada para essa finalidade busca proteger uma área específica, controlando e monitorando o acesso às suas fronteiras físicas. Esse tipo de sistema é fundamental para evitar intrusões e proteger contra ameaças externas, entregando como resultado às equipes de monitoramento:
- A precaução e facilidade na mitigação de ameaças;A precaução e facilidade na mitigação de ameaças;
- A segurança superior para pessoas e ambientes;
- O reforço de imagem positivo da empresa;
- A proteção de todos os patrimônios físicos e pessoais.
6 principais tecnologias para a proteção de perímetros
A segurança perimetral abrange diferentes camadas e categorias. De forma mais ampla e tradicional, há os muros, grades, cercas elétricas, concertinas, portarias e os profissionais vigilantes.
Elevando esse assunto ao nível tecnológico, também é possível construir um verdadeiro arsenal de proteção para a zona de interesse, através de uma variedade de recursos que podem ser combinados para manter a proteção nos mais altos níveis de excelência, como:
1. Alarmes perimetrais
Junto aos sensores e câmeras, esses dispositivos sinalizam perigos e invasões para que os protocolos de contenção de danos sejam executados o mais rápido possível. O alarme é acionado quando um corpo físico ultrapassa o perímetro delimitado, emitindo alertas para as equipes de controle.
2. Fibra ótica sensorial
Similar aos alarmes, por meio de sensores precisos, as fibras detectam movimentos, até os menores, no perímetro, antecipando as intrusões.
3. Drones
Em áreas extensas, onde câmeras comuns não cobrem todo o entorno, os drones se tornam indispensáveis, pois monitoram o espaço aéreo e terrestre sem limitações de visibilidade e podem também executar ações em casos de emergência, como proteger o perímetro de ataques de outros drones invasores.
4. Câmeras com sensores de movimento e speed dome
A câmera speed dome é um dos equipamentos mais inovadores e robustos em segurança perimetral, garantindo máxima eficiência na prevenção de riscos.
Com tecnologia infravermelha, térmica, articulação de movimentos, detecção de áudio e processamento inteligente de imagem, estes modelos funcionam em ambientes externos, mesmo com baixa ou nenhuma luminosidade, em meio a neblinas, chuvas e fumaça.
5. Luz e áudio direcionados
A iluminação e o som (pré-programado ou em tempo real) direcionados para responder a violações estabelece, além da prevenção imediata contra ataques, uma barreira psicológica para futuras tentativas de intrusão, pois permite a visualização de invasores e o aviso, por meio de áudio, de que o perímetro é protegido.
6. Minas terrestres
Enterradas abaixo da superfície do terreno, as minas terrestres eletrônicas são um dispositivo moderno capaz de detectar ataques com antecedência, além de possuir um sistema inteligente que se adapta ao ambiente e entende o que é e o que não é ameaça. Com base em sensores sísmicos e IA, o equipamento detecta movimentação de passos, veículos e escavações não autorizadas, e envia alertas e informações à central de operação sobre o perigo, inclusive em casos de tentativa de desligamento.
Como implantar a Segurança Perimetral na prática?
As soluções de proteção são variadas e atendem a diferentes demandas e realidades. A fim de construir uma poderosa prevenção perimetral, contemplando todos os tipos e graus de possíveis invasões, é necessário pôr em análise o contexto, macroambiente e vulnerabilidades aos quais o estabelecimento – seja residencial, comercial ou empresarial – está exposto.
Para tanto, deve-se contar com especialistas em segurança para planejarem e desenvolverem esta implantação, trazendo maior confiança e garantia de que o sistema de segurança perimetral funcione em máxima qualidade.
Com um vasto e moderno portfólio em prevenção perimetral, a Seal Telecom Convergint agrega proteção de excelência a instituições de diversos segmentos no Brasil e na América Latina.
Desde o planejamento até a entrega, nossa equipe tem como prioridade atender, com rapidez e eficiência, às necessidades em segurança da sua empresa. Portanto, se você deseja elevar o nível de proteção no seu ambiente, fale com nossos especialistas e compartilhe sua necessidade conosco!