Skip to main content

A experiência do cliente tem sido um dos assuntos que mais recebeu atenção nos últimos tempos. Isso vale especialmente para o setor comercial, como varejo, serviços, eventos, entre outros, que estão explorando ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer para envolver seu público.

Nesse cenário, a inovação aplicada para esse propósito só tende a melhorar e, atualmente, diversas soluções de áudio e vídeo já estão sendo utilizadas para cumprir o objetivo.

Experiência do cliente: quais tecnologias podem ser aplicadas para envolver o público?

Existe uma infinidade de recursos tecnológicos que podem ser utilizados com o intuito de oferecer uma experiência memorável ao público. Tratando-se de áudio e vídeo, confira alguns recursos que se destacam como tendência e um bom diferencial no mercado:

Painel de LED combinado a um sensor para captar movimentos e promover a interação

Os painéis de LED são uma realidade há anos, mas as funcionalidades têm evoluído rapidamente. Um exemplo são os dispositivos dotados de sensores capazes de captar movimentos. 

Na prática, os painéis permitem desde a apresentação de novos produtos, até pesquisas e jogos interativos com auxílio de touchscreen, como os celulares. 

A solução também pode ser utilizada em feiras ou outros locais de passagem de grande público, exibindo conteúdos criados conforme o objetivo. 

Outra forma de utilização é em apresentações de palestras, mudando os slides através do touch ou do movimento dos braços, por exemplo. Isso torna os eventos mais dinâmicos e interativos.

Tudo é baseado na estratégia desejada e realizado em parceria com profissionais de criação, de maneira a atingir o público da melhor forma possível, ultrapassando o capacitivo já conhecido.

Camuflagem através do Áudio Stealth

A tecnologia de Áudio Stealth permite a camuflagem de aparelhos propagadores de som, sem interferir na qualidade da escuta, resultando em usos diferenciados. Seu uso aumenta o nível de detalhamento e resolução, mesmo com sons de alta frequência, permitindo instalar os aparelhos até atrás de paredes. 

Como o recurso é pensado para ocultar os speakers, também pode redirecionar o som para apenas um local, ficando imperceptível a pouca distância. Isso faz com que duas pessoas, no mesmo ambiente, consigam escutar coisas completamente diferentes sem atrapalhar uma à outra.

Ele tem sido cada vez mais aplicado às demandas de sonorização, podendo atender algumas frentes, tais como eventos, publicidade à distância, videoconferências, em locais públicos, salas de reuniões e até mesmo uso doméstico.

Sonorização setorizada

Caixas de som localizadas em diferentes áreas podem ser inseridas dentro do contexto de interações com o público. Um exemplo é em jardins, de forma com que as pessoas não percebam que se trata de um sistema de áudio. 

Sistemas direcionais podem ser colocados na posição onde cada indivíduo se encontra, oferecendo mais imersão, versatilidade e experiência diferenciada. 

Com isso, sons simultâneos saem do mesmo conjunto de caixas, mas dependendo da posição da pessoa em questão, se escuta um conteúdo diferente.

Alguns locais que podem se beneficiar dessa tecnologia são os museus e outros espaços por onde o público transita, proporcionando uma maior imersão, já que despertam outros sentidos, melhorando a experiência.

Dois casos em que a tecnologia foi aplicada na prática para envolver o público

A Seal Telecom Convergint possui dois cases de sucesso em que a experiência do usuário foi aprimorada por recursos tecnológicos voltados à interatividade. Confira mais sobre eles:

  • Museu Digital implantado no Memorial do MPF

O Museu Digital, localizado em Brasília (DF) e instalado no Memorial do Ministério Público Federal (MPF), teve todas as tecnologias audiovisuais implementadas pela Seal Telecom. São vários ambientes que contam com soluções como telas interativas, sistemas de sonorização e videowalls. 

O local existia desde 2004, mas era “analógico” e, em 2018, foi feita uma renovação de todo o ambiente pensando numa experiência mais imersiva e interativa ao público. 

Atualmente, conta com sonorização setorizada, jogos, possibilidade de escolher conteúdos, grandes projetores no auditório e demais recursos de áudio e vídeo, completamente gerenciados pelo Horus DS, sistema criado pela Seal Telecom com este intuito.

  • Projeto de modernização do MIS Ceará

O Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, localizado em Fortaleza (CE), teve seu sistema de áudio e vídeo totalmente renovado pela Seal Telecom Convergint. 

Os ambientes foram equipados tanto com tecnologia quanto novo cabeamento, wi-fi e ativos de TI, bem como captura, decupagem e armazenamento do acervo. 

Há salas de imersão com grandes projetores transmitindo imagens em 360 graus, sistemas de áudio de alta definição, permitindo realização de shows e eventos, além de salas de exposição com sistemas de sinalização digital e sonorização ambiente. 

Vale citar também estúdios de áudio e vídeo com equipamentos de última geração e soluções de controle de acesso e videomonitoramento em todos os ambientes. Para gerenciar todos esses recursos, a própria equipe do museu foi treinada por especialistas da Seal.

Aprimore a experiência dos seus clientes com a Seal Telecom Convergint

Com vasta experiência na criação e implantação de projetos personalizados com alta eficiência, a Seal Telecom Convergint dispõe de inteligência e os melhores parceiros para apoiar empresas que desejam desenvolver uma experiência moderna e interativa para seus clientes.  Gostaria de avaliar as possibilidades para implantar um sistema de áudio e vídeo em sua organização? Fale com nossos especialistas.

Close Menu