Skip to main content

O mundo corporativo caminha para uma nova realidade pós-pandêmica: a combinação entre o presencial e o remoto. Antigas rotinas se unem a hábitos trazidos recentemente, como a adesão de videoconferências em meio a reuniões com equipes presentes nos escritórios.

Os encontros híbridos, de fato, apresentam benefícios muito maiores, como flexibilidade, segurança e agilidade, além é claro, da facilidade de conectar equipes espalhadas pelo Brasil e o mundo. No entanto, ambientes “despreparados” para reuniões deste tipo, podem apresentar características negativas, como a impossibilidade de ver com clareza todos os participantes, a necessidade de que eles fiquem em posições desconfortáveis para olhar a câmera, áudio poluído e que capta diversos sons, eco, dificuldade em ouvir os oradores, entre outros.

Mas a boa notícia é que, seguindo o constante avanço da tecnologia, o trabalho remoto-presencial vem sendo consolidado e aprimorado graças a soluções inteligentes, inovadoras e totalmente dedicadas a tornar as videoconferências mais dinâmicas e inclusivas.

Como a tecnologia vem mudando as salas de videoconferência para melhor?

Em um cenário onde os encontros virtuais se tornam parte rotineira das equipes de uma empresa, soluções modernas entram em cena para amparar transtornos nativos destes ambientes, afinal, no centro das videoconferências, há 3 pontos-chave a manter em pleno e máximo funcionamento: vídeo, áudio e conexão de rede. 

Originados da IA e dos equipamentos audiovisuais mais robustos do mercado, duas tecnologias chamam atenção nesse cenário, entregando um nível de eficiência nunca antes visto. São eles:

  • Câmeras inteligentes

Cada vez maiores e mais sofisticadas, as salas de reunião são o coração de uma empresa. Para prepará-las para tal, surgem maneiras de desenhar esses espaços e, diante dessa necessidade, as câmeras inteligentes que combinam IA e avançados hardwares, ganham destaque no quesito inovação e praticidade.

Basicamente, com o posicionamento desses equipamentos em diferentes locais de uma sala, é possível trazer mais fluidez para reuniões, já que estas captam o rosto das pessoas em vários ângulos e evitam que elas precisem ficar de lado, com o pescoço virado, em posições desconfortáveis ou fora do alcance da câmera — além de fazer uma transição de imagem para quem está falando no momento, sem cortes secos. 

Como resultado, a experiência de todos os envolvidos se torna muito mais envolvente, de modo com que o quesito “híbrido” seja só um detalhe, afinal, a tecnologia faz parecer que todos estão no mesmo ambiente com total naturalidade.

  • Barra para videoconferência

Também conhecidas como barras all-in-one, esses equipamentos são a evolução das videoconferências e trazem todos os periféricos necessários, incluindo áudio, vídeo, cancelamento de eco, abafamento de ruído externo, etc.

Trata-se de uma nova geração de barras, pois engloba mais de uma câmera (ou câmeras com sensores e panorama mais amplos), possibilitando videochamadas mais tranquilas e próximas da experiência de uma reunião presencial. 

As câmeras equipadas nestas barras destacam o rosto do orador e mostram cada pessoa dentro de um espaço individual na tela, como se estivessem dispostas câmeras individuais apontadas para cada participante; caso haja movimento, como levantar-se da cadeira, a câmera acompanha de forma automática. O sistema de áudio também reconhece quem está falando e isola o som principal, cancelando todos os ruídos da sala e barulhos externos.

De modo geral, tanto as câmeras inteligentes quanto as barras para videoconferência provam que a experiência nas salas de reunião está atingindo novos patamares de conexão e inovação, trazendo conforto e qualidade para as conversas realizadas — seja no local, seja online.

A modernização de rotinas de trabalho engloba diferentes hardwares e softwares e demanda, antes de tudo, planejamento. Ao contar com parcerias experientes em idealizar e concretizar iniciativas como esta, todo o processo flui com rapidez e, assim, diminui-se a margem de erros.

Como tornar sua sala de conferência mais inteligente com a Convergint

Independente do setor, todas as empresas entram num consenso quanto ao objetivo: buscar o que há de melhor para suas equipes – e desse cenário, a Convergint entende.

Com o apoio da Convergint, a CBRE, a maior empresa de Serviços Imobiliários comerciais do mundo, implementou um projeto inovador nos seus espaços de reuniões. Câmera, microfone e autofalantes integrados fazem parte da solução de videoconferência all-in-one, controlada a partir de um tablet que dispõe de total capacidade de monitorar os principais sistemas da sala, de forma que apresentações e reuniões fossem dirigidas com maior fluidez e qualidade. Câmeras de videomonitoramento e automação de ambientes também são algumas das tecnologias que, agora, fazem parte do dia a dia da companhia, promovendo assim, um espaço totalmente ágil e seguro. 
Criar projetos únicos como esse é a nossa prática. Há anos integrando as mais diversas soluções, desenhadas pensando na necessidade de cada cliente, entregamos os maiores e mais completos projetos Brasil afora. Portanto, se você deseja ter acesso ao melhor da tecnologia, contate um de nossos especialistas e saiba como trazer o futuro das videoconferências para seu escritório.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close Menu