Skip to main content

Varejistas, instituições educacionais e até gigantes do setor financeiro; companhias e empreendimentos dos mais diversos ramos dependem dos dados para conduzir seus negócios e, atualmente, um número cada vez mais crescente de empresas estão utilizando  os data centers como peças-chave para armazenar e processar essas informações essenciais de maneira efetiva e segura. 

Segundo um levantamento divulgado pelo Jornal da Globo, o Brasil é o número 1 da América Latina quando o assunto é investimento em data centers e só a cidade de Barueri, na Grande São Paulo, abriga o quinto maior complexo de data centers do mundo.

A realidade é que grandes companhias do mercado, Startups, marcas jovens e negócios de pequeno e médio porte estão compreendendo a importância de trabalhar com sistemas robustos e hardwares modernos. No entanto, dois pontos de extrema atenção devem ser considerados: a segurança e as técnicas de gerenciamento que serão adotadas.

Só no primeiro semestre de 2023, o Brasil sofreu cerca de 328.326 ataques cibernéticos, o equivalente a 41,78% do total de 785.871 ataques sofridos na América Latina – e boa parte das invasões acontecem pela falta de recursos de gestão adequados.

Mas a boa notícia é que já existem soluções de ponta para evitar prejuízos como esse. Para gerenciar hardwares com mais facilidade – e proteger os dados das várias ameaças cibernéticas existentes –, o DCIM está sendo o aliado das empresas.

DCIM: Entendendo o que é, seu objetivo e utilidades

Sigla para Data Center Infrastructure Management (gerenciamento de infraestrutura de data center, em português), o DCIM reúne um conjunto de ferramentas voltadas especialmente para a administração e manutenção de data centers. Isso inclui equipamentos específicos, como sensores de temperatura e umidade, mas se refere principalmente ao software utilizado para monitorar os devices.

Em outras palavras, é por meio dessa solução que as equipes responsáveis podem gerenciar detalhadamente as atividades de um data center, concentrando em uma única plataforma toda a infraestrutura de TI e de suporte. Assim, os gerentes e operadores responsáveis por cuidar dos dados podem executar operações essenciais de maneira otimizada, com máxima eficiência e segurança.

A implementação desses recursos tem como objetivo propiciar uma “visão panorâmica” do data center, monitorando e registrando suas condições e atividades para garantir a melhor utilização do espaço físico, dos equipamentos e dos recursos energéticos.

5 Benefícios da implantação do DCIM nas empresas

Agora que a definição de DCIM e suas principais funcionalidades estão claras, é hora de entender um pouco mais sobre os muitos benefícios que esse tipo de sistema pode agregar na rotina de um negócio.

Podendo ser hospedado tanto localmente quanto em nuvem, um software como esse traz uma amplitude de utilidades para as equipes e para a própria companhia como um todo, incluindo:

  • Produtividade elevada

Com o DCIM, as equipes de TI conseguem acompanhar facilmente o desempenho de equipamentos instalados em qualquer lugar do mundo. Com ajuda de alertas automatizados e personalizados, é possível identificar quaisquer fatores que possam afetar a produtividade dos data centers. Assim, o sistema garante que a infraestrutura esteja sempre trabalhando em seu estado máximo de capacidade.

  • Tomadas de decisões mais assertivas

Como o programa monitora minuciosamente o funcionamento dos data centers, fornecendo informações valiosas que podem ser usadas no planejamento estratégico e no aprimoramento da infraestrutura, os dados reunidos e disponibilizados ajudam gestores e gerentes a tomarem decisões mais assertivas, baseadas em evidências precisas.

  • Redução de riscos operacionais

O DCIM facilita o monitoramento dos data centers por parte dos gestores e equipes de TI, o compartilhamento desses dados ajudam a evitar riscos relacionados a operação dos data centers. Dessa forma, fica mais fácil manter a infraestrutura atualizada e condizente com as novas demandas tecnológicas.

  • Controle de incidentes

Não é exagero dizer que um bom DCIM corta qualquer mal pela raiz. Afinal, o sistema detecta em tempo real os componentes físicos e virtuais capazes de prejudicar a integridade do hardware e de tudo que ele armazena, facilitando a prevenção contra incidentes e problemas técnicos.

  • Monitoramento de consumo de energia

Por fim, porém não menos importante, uma das principais funcionalidades do DCIM é prezar pela otimização energética dos data centers, já que permite uma medição precisa do consumo dos equipamentos. Além disso, o sistema disponibiliza formas de levar a infraestrutura tecnológica ao ponto mais alto da curva de eficiência, fazendo com que o data center realize devidamente todas as suas funções gastando o mínimo de energia possível. 

Hoje em dia, os muitos benefícios do DCIM se tornaram facilmente acessíveis para organizações de todos os portes. No entanto, essas vantagens só são alcançadas quando se conta com um provedor especializado na implementação de sistemas modernos de gerenciamento de data centers, de modo a garantir que o software se integre ao cotidiano das equipes e oferecer um suporte completo para assegurar que o sistema está entregando exatamente o que a empresa buscava.

Conte com a Convergint para uma gestão eficiente do seu Data Center

Na hora de investir em gerenciamento de data centers, é importante poder contar com quem entende do assunto. No Brasil, a Convergint é uma referência em soluções tecnológicas inovadoras e personalizadas para empresas, incluindo ferramentas de DCIM e implementação de data centers modulares.

Com projetos elaborados por equipes próprias e altamente qualificadas, a Convergint fornece todos os recursos necessários para que a sua companhia tenha sucesso no complexo mundo digital. 
Para conhecer melhor nossas soluções para monitoramento de hardwares e outros serviços inovadores do nosso portfólio, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite mais informações.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close Menu