Skip to main content

Dia após dia, a evolução tecnológica inaugura horizontes que antes julgávamos impossíveis ou muito distantes. Hoje, com ferramentas modernas, problemas antigos são solucionados.

A transformação digital permeia todos os setores do mercado, desde os mais tradicionais, como o da saúde, aos mais disruptivos, como o mercado financeiro, passando também pela vida cotidiana e privada dos cidadãos.

Uma dessas tecnologias, já bem conhecida e consolidada, é o wi-fi. A conexão sem fio é famosa por sua alta eficiência e adaptabilidade em diferentes dispositivos, tanto em pequenas quanto em grandes escalas. Alcançando um novo patamar, o wi-fi também pode trabalhar junto aos detectores de movimento para garantir a segurança de bens e propriedades; uma solução conhecida como Wi-fi Motion.

Qual a origem desta tecnologia e como funciona o Wi-fi Motion?

A história da detecção de movimento por wi-fi se iniciou na última década, teorizado pela primeira vez em 2013, no artigo científico “See through walls with WiFi!”, publicado por dois cientistas do MIT. A dissertação foi considerada, pela ACM SIGMOBILE Dissertation Award, o melhor estudo sobre redes sem fio e computação móvel em 2018; junto a outras pesquisas, abriu caminhos para startups e empresas desenvolvedoras de tecnologias similares.

O Wi-fi Motion consiste em analisar a conexão sem fio entre aparelhos e o roteador. Caso haja uma interferência no sinal de wi-fi entre os dispositivos, causada por movimento, a rede detecta a ação, geralmente com apoio de um software e algoritmos específicos instalados nos roteadores e aparelhos para evitar enganos na detecção. 

  • Como são percebidas as ações desencadeadoras

A tecnologia apresenta avanços diferenciados se comparados aos sensores de movimento tradicionais. A começar pelo sistema de detecção mais moderno, que filtra determinados tipos de movimento e não classifica como interferências. 

Nos sensores tradicionais, tem-se apenas duas opções: atividade ou inatividade. Mas esta forma de detecção não leva em conta os alarmes falsos, como circulação de animais de estimação em residências, dispositivos IoT em pleno funcionamento, como geladeiras e TVs inteligentes transmitindo dados, ou até aspiradores-robôs transitando pelo espaço. Com o Wi-fi Motion, há novos mecanismos de filtragem e detecção de falsos alarmes, pois leva em conta a totalidade de dispositivos conectados, o que aumenta a precisão à medida que mais aparelhos estão na rede.

  • Como os usuários são informados

Por ter conexão direta à rede sem fio e à nuvem, essa tecnologia de segurança permite que notificações e alertas sejam enviados em tempo real e em detalhes aos usuários. Com isso, é possível prevenir invasões e acidentes e diminuir os riscos.

  • Como outros dispositivos ajudam na detecção do movimento sem comprometer a rede

A rede e os outros dispositivos não sofrem interferência com essa tecnologia. Apenas usando os aparelhos IoT e o roteador disponíveis, é possível sincronizá-los para criar um ambiente seguro. 

Considera-se as ondulações da transmissão de dados entre os dispositivos e o roteador; quando há movimentação real — desconsiderando os alarmes falsos, pois estes são filtrados —, a estabilidade da rede é comprometida, e os alertas de segurança são acionados. Por isso, quanto mais dispositivos fazem parte desta rede, mais precisa e confiável se torna a tecnologia.

Como o Wi-fi Motion ajuda a elevar a segurança de diferentes ambientes?

Em ambientes como residências, escritórios, salas de segurança com cofres, armazéns, comércios, centros cirúrgicos e farmácias, a segurança, tanto física quanto digital, é um fator fundamental. Um bom parque tecnológico visando a proteção está em nossa frente: rede segura, sensores de movimento modernos e com filtros para impedir ameaças incertas, conexão com todos os dispositivos IoT do espaço, avisos detalhados e em tempo real.

Para quem coloca a segurança no topo de prioridades, sejam em ambientes privados ou profissionais, o Wi-fi Motion é a tecnologia ideal e completa. Além da vantagem imediata e central da segurança, essa tecnologia também oferece benefícios, como:

  • Não é necessária uma linha de visão, isto é, o sistema de segurança aqui é onipresente e não há a necessidade de um panorama visual de monitoramento, como acontece com as câmeras.
  • Sem hardware dedicado, sendo possível utilizar os equipamentos (roteador, rede wi-fi e/ou dispositivos IoT) já à mão; a instalação simples de um software é o suficiente para implementar o Wi-fi Motion.
  • Não há invasão de privacidade como vídeos ou fotos, pois não são usadas câmeras de videomonitoramento, embora esses recursos possam ser adicionados ao sistema de forma opcional.
  • Potencial integração de automação predial, devido ao grande alcance e escala da tecnologia.

Em suma, o Wi-fi Motion trata-se de uma inovação revolucionária e de baixo custo e manutenção, pois oferece uma solução mais discreta e escalável em comparação com métodos tradicionais, tendo em vista que o parque tecnológico da empresa ou da residência já está montado e os pontos de acesso são os mesmos.

Conte com quem entende do assunto para elevar a segurança dos seus ambiente

A Convergint, especialista na integração de soluções para Áudio & Vídeo, Comunicações Unificadas, Segurança e Building Information, atende e entrega os maiores e mais completos projetos de segurança do mundo, com foco 100% direcionado nas necessidades de cada setor, incluindo empresas, instituições de ensino, hospital, tribunais, museus e etc.
Portanto, se você deseja transformar o seu espaço em um ambiente inteligente, conectado e seguro, fale com nossos especialistas e solicite mais informações!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close Menu