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As publicidades online sempre foram grandes impulsionadores do sucesso de muitas empresas, afinal, essa estratégia de marketing digital tem mesmo um grande potencial de envolver, encantar e incitar o desejo dos consumidores por tal produto ou serviço.

No entanto, as campanhas “tradicionais” já não estavam sendo vistas como suficientes para essas marcas e, graças ao rápido avanço tecnológico, hoje lidamos com uma onda de recursos que transformaram a indústria publicitária, facilitando a criação de peças inovadoras.

Um exemplo prático do que estamos falando é o conceito Faux Out Of Home (FOOH), uma maneira de criar um conteúdo extremamente realista, mas que na verdade, nunca existiu no mundo físico.

Qual o objetivo de utilizar uma estratégia de “falsa publicidade”? Simples: promover a viralização de um conteúdo diferente de tudo que já foi visto antes nas mídias sociais, gerando um grande share para as marcas que a adotam.

Quer saber mais sobre o conceito e como colocá-lo em prática? Então continue acompanhando a leitura.

 

Tecnologia 3D: o que é e como funciona a estratégia FOOH?

O Faux Out Of Home se originou do Out Of Home: mídias externas estrategicamente alocadas em locais com grande tráfego de pessoas, montadas em outdoors, vitrines, adesivos em meios de transporte, etc. Mas aqui, a ideia foi adaptada para existir somente no mundo virtual.

Um dos principais recursos aplicados para tornar as publicidades reais é o Computer Graphic Imagery, ou CGI, como também é conhecido e utilizado a bastante tempo nas produções cinematográficas. Essa computação consiste em dar vida a objetivos virtuais através de efeitos audiovisuais em três dimensões e profundidade de campo, que muito se aproximam da realidade.

 

FOOH do filme Barbie em Dubai

Para tornar tudo ainda mais próximo da vida cotidiana, estratégias FOOH também podem ser desenvolvidas com a participação de atores, que tornam o contexto da publicidade ainda mais real e verdadeiro possível, intensificando a conexão para a marca.

Essa abordagem dinâmica e altamente inovadora exemplifica como a convergência de tecnologias está redefinindo as estratégias publicitárias e elevando a experiência das empresas para novos patamares, além, é claro, de trazer mais visibilidade e lucratividade para o anunciante com a propagação do conteúdo criado nas redes sociais.

 

FOOH da Maybelline em Londres

Em outras palavras, o conceito não apenas aumenta a eficácia da publicidade, mas também cria uma conexão emocional mais profunda, impulsionando o público a se envolver ativamente e induzindo ao consumo. A inovação do FOOH reside justamente na sua capacidade de ir além da simples exposição, fazendo da publicidade uma ação encantadora e memorável para os consumidores.

 

FOOH: como as marcas têm se beneficiado com esta nova tecnologia 3D?

O Faux Out Of Home é assimilado pela publicidade como um poderoso e essencial meio de fazer propaganda viral. Ao encarar esse horizonte, as marcas, sobretudo as grandes, direcionam seus esforços em desenvolver campanhas que criem memórias únicas e intrigantes, estimulando a imaginação de seus consumidores ao fazê-los se questionar se o evento é real ou não.

 

FOOH da Adidas na Avenida Paulista

Ao longo do tempo, já vimos que as transformações tecnológicas têm impulsionado a eficácia das estratégias publicitárias, proporcionando não apenas uma maior visibilidade, mas também uma personalização avançada. A partir da introdução de análises de dados, propagandas 3D e até a exploração de realidades simuladas, as empresas têm aproveitado a versatilidade da tecnologia para atender às necessidades de um mercado em constante evolução, agregando valor aos seus produtos e serviços.

Não é atoa que grandes nomes do marketing já vêem o FOOH com uma porta para afirmar sua posição no mercado. Segundo Juliana Potiens, gerente de marketing da TRESemmé, “No geral, o público hoje está muito aberto e interessado em iniciativas atreladas a tecnologia, que geram curiosidade. Independentemente de ser física ou não, o público encara como um entretenimento”.

Já para Nick Guillen, cofundador da Truff (empresa de molhos renomada nos EUA): “o interessante do ambiente Out Of Home é que tudo volta para a internet, com pessoas tirando fotos de ativações OOH e postando-as online”.

FOOH da marca Popeyes em um iate

Frente a esse panorama, fica claro que a relação estreita entre tecnologia, publicidade e empresas continuará a prosperar. À medida em que novas ferramentas e abordagens emergem, a capacidade de inovação impulsionada pela tecnologia desempenha um papel fundamental no protagonismo e no sucesso das marcas.

Essa parceria dinâmica promete moldar não apenas o futuro da publicidade, mas também a forma como as empresas se conectam e envolvem os consumidores, pavimentando um caminho para uma era de comunicação mais eficiente, personalizada e impactante.

 

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