Skip to main content

A busca por experiências imersivas, inovadoras e personalizadas tem sido uma constante para públicos dos mais diversos cenários, e a boa notícia é que a tecnologia tem evoluído a passos largos para atender a essa demanda, trazendo soluções que permitem aos negócios oferecer conteúdos atrativos e diversificados aos seus consumidores.

Hoje, já existem diversos recursos de áudio e vídeo que permitem essa imersão, mas uma das soluções mais recentes nesse cenário é a projeção mapeada, também conhecida como video mapping, que transforma superfícies de todos os tipos em telas dinâmicas para a exibição de conteúdo visual. Dá para imaginar isso na prática? Então continue acompanhando a leitura para saber mais!

Entendendo o que é a projeção mapeada e suas possibilidades de aplicação nos museus

A projeção mapeada é uma solução que permite que superfícies irregulares – como paredes, automóveis, praças e prédios – se transformem em telas para mídia. Isso é possível graças a softwares especializados que ajustam a projeção de imagens ou vídeos às características físicas do objeto ou superfície, criando efeitos visuais impressionantes.


Imagine projetar um logotipo em 3D em um carro? Ou, ainda criar efeitos visuais dinâmicos em uma fachada de prédio? Com essa tecnologia, basicamente a criatividade é o único limite. É o que vemos por exemplo em diversas exposições, onde o ambiente físico e digital se comunicam entre si com uma cenografia estimulante e surpreendente.

Para se ter uma ideia, uma das aplicações mais impactantes da projeção mapeada é a transformação de ambientes internos ou externos através da projeção panorâmica, um recurso que, estendido nas paredes, por exemplo, permite alterar completamente a ambientação de um espaço, criando cenários dinâmicos que podem variar desde a representação de vegetações luxuriantes, padrões de cores vibrantes e imensidões espaciais, até animações em movimento. 


Isso significa que, essa tecnologia 3D possibilita a imersão total em temas específicos, adaptando-se perfeitamente ao contexto de eventos, instalações artísticas e em exposições em museus, além de uma infinidade de outros ambientes e ocasiões. Vale lembrar também que a solução se aplica a objetos, como cubos, pilares, colunas e etc, oferecendo a mesma atratividade já mencionada.

5 benefícios que as projeções mapeadas entregam para os museus

A adesão à projeção mapeada oferece uma série de benefícios, indo muito além da capacidade de captar novos públicos por meio de experiências visuais únicas.

Dessa forma, os 5 principais benefícios da projeção mapeada para museus incluem:

  • Enriquecimento da experiência do visitante: A projeção mapeada transforma a visita ao museu em uma experiência imersiva e dinâmica. Visitantes têm a chance de ver obras de arte e artefatos históricos em um novo contexto, com animações e projeções que contam histórias, recriam ambientes históricos ou explicam detalhes difíceis de perceber a olho nu.
  • Aumento do engajamento: As projeções mapeadas podem tornar as exposições mais interativas e atraentes, especialmente para públicos mais jovens habituados a conteúdos digitais. Isso pode aumentar o tempo de permanência no museu e incentivar visitas repetidas.
  • Flexibilidade de exposição: Com a projeção mapeada, os museus podem alterar rapidamente o tema ou o conteúdo de uma sala sem necessidade de reformas físicas. Isso permite uma rotatividade mais rápida de exposições e a possibilidade de personalizar apresentações para eventos especiais.
  • Preservação de artefatos: Ao utilizar projeções para detalhar ou contextualizar objetos, é possível minimizar a necessidade de manuseio físico ou exposição à luz intensa, ajudando na preservação de artefatos sensíveis ao tempo e ao ambiente.
  • Ampliação da narrativa e educação: A projeção mapeada permite aos curadores ampliar as narrativas em torno de coleções, oferecendo conteúdo educativo adicional de forma atraente. Isso enriquece o conhecimento do visitante, transformando cada exposição em uma oportunidade de aprendizado mais profunda e envolvente.

Tecnologia aplicada na prática: conheça alguns exemplos de projeções mapeadas

Para entender a teoria, nada melhor do que ver na prática o potencial das projeções mapeadas. Então confira como a solução tem sido aplicada em diversos contextos para criar experiências completas e imersivas:

  • Arte Museum

Situado em um espaço de 4.500 m2, com uma altura máxima de 10 metros e ocupando o local de uma antiga fábrica de colunas, o ARTE MUSEUM  oferece uma experiência sensorial única sob o tema ‘NATUREZA ETERNA’, apresentando 10 áreas distintas como flor, jardim, praia, cachoeira, buraco de malha, estrela, entre outros.

  • MIS Ceará

Aqui no Brasil, a tecnologia também já tem sido amplamente explorada. Com a Convergint à frente do projeto de modernização, o Museu da Imagem e do Som do Ceará adotou a projeção mapeada para revitalizar um dos espaços, com iluminação cênica. Essa tecnologia transformou a forma como os visitantes interagem com a arte e a história, entregando uma experiência enriquecedora e inovadora.

Contudo, estes exemplos demonstram a capacidade da projeção mapeada de transformar o comum em extraordinário, seja modernizando espaços públicos, promovendo marcas, ou enriquecendo eventos e experiências culturais. 

Nesse cenário, assim como realizado no MIS Ceará, a Convergint atua como a integradora ideal para a construção de ambientes como esses, possuindo uma vasta experiência na implementação de soluções personalizadas e únicas, através de recursos de projeção mapeada e de outras tecnologias do mercado. 

Ao contratar a Convergint, sua empresa ainda tem um único responsável pela concepção de todo o projeto, através de uma Gestão Unificada que elimina a necessidade de gerenciar múltiplos fornecedores.
Portanto, se você deseja explorar como a projeção mapeada pode transformar seu próximo projeto ou evento, criando uma experiência nunca antes vista pelos seus públicos, entre em contato com nossos consultores e saiba mais.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close Menu