Skip to main content

Nos últimos anos, as discussões sobre cibersegurança em ambientes OT têm ganhado cada vez mais espaço entre gestores e especialistas.

Afinal, diferentes setores têm aproveitado o avanço da tecnologia para trazer modernidade e inovação em suas operações – o que não foi diferente para as infraestruturas industriais, que encararam o cenário como uma oportunidade para explorar esses recursos e otimizar seus fluxos de produção.

Porém, mesmo com suas facilidades, é possível dizer que os sistemas de OT tornaram-se ainda mais complexos e suscetíveis a perigos digitais, especialmente aos ciberataques, que localizam vulnerabilidades nos sistemas para acessar dados e informações confidenciais.

Segundo o estudo da Fortinet “Estado da Tecnologia Operacional e Cibersegurança 2023”, as mudanças têm mostrado suas consequências na segurança: só em 2022, 75% das companhias de tecnologia operacional foram atacadas pelo menos uma vez por cibercriminosos.

Essas ameaças virtuais representam uma forte preocupação aos ambientes OT, tendo em vista que podem causar desde pequenos imprevistos a graves prejuízos na integridade dos sistemas, afetando todo o ciclo de produção do segmento – o que levanta a necessidade de implementações específicas para a cibersegurança desses ambientes, conforme veremos a seguir.

O que é Tecnologia Operacional e como a cibersegurança se torna um elemento crucial para esses ambientes

Antes de conhecer as boas práticas de prevenção que se aplicam às infraestruturas industriais, é importante que o conceito de OT seja bem definido em sua totalidade.

Sigla da expressão inglesa Operational Technology, a OT é frequentemente chamada de Tecnologia Operacional, no português. De maneira simplificada, os sistemas de OT são conjuntos de softwares e equipamentos que servem para controlar e monitorar a produção industrial. 

Pense, por exemplo, em um programa utilizado para dar comandos a um maquinário específico e acompanhar sua performance. Ou em câmeras de segurança interligadas localmente (sem conexão com a internet). Todos esses são recursos de Tecnologia Operacional, e podem ser utilizados desde centros de logística até em outros contextos, como o agronegócio, por exemplo.

Em outras palavras, os ambientes OT são usados na interação entre equipamentos e processos físicos. É o contrário do que ocorre nos sistemas de TI (Tecnologia da Informação), que funcionam por meio de dados e outros elementos digitais. 

Apesar de terem trabalhado separadamente por muito tempo, esses dois mundos agora caminham lado a lado: muitos ambientes OT já estão conectados a sistemas de TI, e, ao passo em que aumenta a eficiência e a visibilidade, essa conexão também faz com que a infraestrutura industrial esteja exposta aos diversos perigos que circulam nas redes, que podem ser mitigados com estratégias específicas para o cenário.

Implementando medidas que desviem possíveis ciberataques industriais

Um ambiente de OT seguro deve conseguir mitigar os ciberataques antes mesmo que eles causem prejuízos significativos, retomando seu fluxo operacional logo em sequência, sem demais intervenções.


Para atingir esse nível de eficiência, é preciso que todos os envolvidos nas infraestruturas industriais estejam a par de algumas medidas de cibersegurança básicas, como:

  • Avaliar riscos: quais são os efeitos que um ciberataque pode provocar na empresa? Até que ponto uma ameaça digital é capaz de impactar a produção? Essas são as perguntas que devem guiar a avaliação de risco, de forma que se alcance o primeiro passo na criação de uma estratégia de cibersegurança. O objetivo inicial, portanto, é determinar quais partes do sistema OT podem ser atingidos por ciberataques e quais seriam as possíveis consequências.
  • Efetuar planejamentos estratégicos: a partir da avaliação de risco, é possível estabelecer planos personalizados para contornar cada um dos perigos identificados. Um planejamento estratégico de cibersegurança pode incluir medidas como controle de acessos, segmentação de redes e outras, garantindo que todas as fragilidades localizadas sejam devidamente protegidas.
  • Investir em monitoramento holístico: com uma visibilidade abrangente, que englobe todas as partes do sistema, fica mais fácil identificar potenciais ameaças e eliminá-las antes que causem problemas. Por isso, é essencial que os ambientes OT contem com sistemas de monitoramento avançado que permitam o acompanhamento em tempo real de todas as atividades e status de segurança.
  • Desenvolver sistemas de segurança adaptados:  por meio do uso estratégico de sistemas de TI customizados, as empresas podem se proteger com recursos de segurança pensados especialmente para elas. As soluções costumam envolver firewalls especializados, autenticação multifator e diversas outras possibilidades, que podem ser potencializadas quando confiadas a empresas especialistas no assunto.

Com as medidas de cibersegurança em ambientes OT devidamente aplicadas, é possível criar sistemas capazes de identificar ameaças, resistir a imprevistos, se recuperar diante de interrupções e dar continuidade ao ciclo produtivo, desenvolvendo uma resiliência cibernética que manterá a integridade das operações industriais.

Como a Convergint pode promover a segurança em ambientes OT com soluções personalizadas

Manter a cibersegurança em ambientes OT é uma missão complexa. Mas ela não precisa ser difícil.

Na hora de proteger os ativos industriais e a infraestrutura de tecnologia operacional da sua empresa, é importante contar com a ajuda de profissionais experientes e qualificados no assunto.

Referência no mercado de infratech desde 2001, a Convergint disponibiliza soluções inovadoras voltadas para companhias que desejam impulsionar seu potencial por meio da tecnologia. Isso inclui serviços personalizados de cibersegurança, que vão desde redes e endpoints até sistemas de segurança física, todos disponíveis no conveniente formato “as a Service”. Essa abordagem garante não apenas a máxima proteção dos seus ativos digitais e físicos mas também a flexibilidade e escalabilidade para atender às necessidades em constante evolução da sua empresa.

Adicionalmente, a Convergint oferece um portfólio voltado especialmente para a proteção de ambientes críticos e infraestrutura de OT, para que a sua empresa aproveite de tudo o que há de mais atualizado no universo de cibersegurança para tecnologia operacional. Para garantir uma supervisão abrangente e eficaz, dispomos de um Command Center, capacitado para monitorar toda a infraestrutura do cliente de forma remota. Isso significa uma vigilância constante e proativa, identificando e mitigando ameaças antes que elas se transformem em problemas reais.
Tudo isso com o apoio de uma equipe altamente especializada, suporte integral e protocolos de proteção avançados.

Para saber mais sobre como a Convergint pode te ajudar a se preparar para os novos desafios da era digital, entre em contato com um de nossos especialistas!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close Menu