Skip to main content

Em um ambiente digital cada vez mais conectado, a IoT (Internet das Coisas) destaca-se como uma rede de dispositivos fundamental para uma conexão fluida e eficiente, servindo como um meio de comunicação importante para a coleta e partilha de dados em ambientes residenciais e corporativos.

Seja para facilitar tomadas de decisões, poupar custos ou até proporcionar uma experiência mais envolvente aos usuários, a IoT abrange um escopo de equipamentos inteligentes ― desde aqueles presentes em ambientes domésticos, como smartwatches, a sistemas corporativos avançados, como os utilizados na Indústria 4.0 ― que transformou a maneira como muitas atividades são realizadas. De acordo com as previsões divulgadas pela Statista, o número de dispositivos IoT global quase duplicará, passando de 15,1 mil milhões em 2020 para 29 mil milhões até 2030. 

Esse crescimento exponencial, no entanto, traz consigo uma ressalva aos seus usuários, pois quanto mais conexões na IoT, maior o risco da ocorrência de ciberataques, o que traz uma necessidade considerável no investimento de medidas preventivas, ou, a denominada cibersegurança.

Entendendo os desafios que envolvem a Internet das Coisas (IoT)

Especificamente no uso corporativo, dispositivos e sensores IoT tornam-se alvos potenciais para novos ataques cibernéticos já que, em caso de inconsistências em suas defesas, podem ser facilmente localizados por Hackers, que utilizam estratégias avançadas em suas operações para efetuar roubo de dados sensíveis, interromper entrega de serviços, ou estender suas atividades para crimes distintos.

Desta forma, aqueles equipamentos que se conectam diretamente à internet e à nuvem, como uma grande maioria, estão submetidos a um complexo de ameaças que podem impactar diretamente no seu armazenamento, na proteção das informações confidenciais e, consequentemente,  no comprometimento de imagem e lucros de uma empresa.

Em outras palavras, diante dos desafios associados à IoT, explorar estratégias que mitiguem os possíveis ataques torna-se primordial em qualquer negócio, onde a implementação de medidas preventivas para evitar invasões e proteger a integridade dos dados destaca-se como a alternativa mais indicada para a situação.

Cibersegurança em dispositivos IoT: Como a Convergint ajuda empresas a prevenir estes ataques

Com especialidade em tecnologias de segurança digital, a Convergint, multinacional integradora de soluções de tecnologia, visa oferecer o melhor que há no mercado para empresas de diferentes segmentos que desejam elevar sua camada de proteção contra ataques direcionados a dispositivos IoT, trazendo uma abordagem personalizada que abrange desde a avaliação de riscos à resposta a incidentes, cobrindo todo o ciclo de vida da segurança empresarial. 

Hoje, os clientes Convergint podem implementar várias camadas de defesas, através de soluções que se aplicam a diversas frentes da cibersegurança. Veja:

  • Manutenção preditiva e corretiva

Essa solução vai além da vigilância convencional, pois envolve a implementação de sistemas avançados que monitoram de forma contínua o desempenho dos dispositivos.

Por meio do uso de algoritmos sofisticados e técnicas de Inteligência Artificial (AI), é possível identificar comportamentos irregulares que indicam potenciais vulnerabilidades. Essa capacidade de antecipação permite abordar possíveis ameaças antes que se manifestem como alvos de ataques cibernéticos, contribuindo diretamente para a preservação da integridade do sistema.

Outro fator importante a ser atentado é a correção proativa das falhas identificadas. Isso não se limita apenas à neutralização das vulnerabilidades, mas também envolve a implementação de atualizações e correções para fortalecer globalmente a resistência do sistema, viabilizando um ambiente mais seguro e resiliente, onde os dispositivos IoT são continuamente adaptados e aprimorados para enfrentar possíveis ameaças.

  • Managed Detection and Response (MDR):

O MDR (Managed Detection and Response), foi desenvolvido especialmente para enfrentar diferentes ameaças cibernéticas nas empresas, criando um ambiente inteligente que, quando integrado à Inteligência Artificial e machine learning, estende-se a um monitoramento ágil e abrangente. 

Basicamente, a solução atua analisando continuamente comportamentos suspeitos para proporcionar respostas rápidas, além de operar 24 horas por dia, com recursos avançados gerenciados por SOC´s globais, impedindo eficazmente que as ameaças alcancem seus objetivos.

No contexto do MDR Convergint, a solução engloba:

 Serviços gerenciados de detecção e resposta: monitoramento contínuo para detectar ações maliciosas e possíveis ciberataques, gerando uma resposta rápida de isolamento dos dispositivos comprometidos e acabando com ameaças.

Serviços de proteção de dispositivos: conjunto de boas práticas que visa reduzir os riscos de ciberataque, limitando as possibilidades de acesso através de dispositivos físicos.

Integrações com o ambiente de TI, incluindo Redes, EndPoint, Nuvem, Email e tecnologias Microsoft 365.

Sistemas de proteção

Com foco em proteger ameaças específicas que envolvem a IoT, a Convergint oferece medidas

avançadas, como criptografia, controles de acesso rigorosos  e segurança de redes, incorporando Firewalls, SD-WAN e NAC para criar barreiras eficazes contra acessos não autorizados.

Os sistemas também se estendem à proteção de usuários e endpoints, utilizando soluções como Extended Detection and Response (XDR), que garantem uma defesa robusta contra ameaças cibernéticas que alcançam e-mails; além de atuarem com mecanismos para ambientes críticos, como os operacionais (OT), que recebem uma atenção focada em garantir a segurança e continuidade operacional da empresa. 

Independente de serem implementadas individualmente ou em conjunto, as soluções Convergint elevam as defesas de companhias que utilizam dispositivos IoT, garantindo que possíveis consequências vindas de ciberataques sejam devidamente evitadas antes mesmo de atingir um patamar grave, além de aprimorar a assertividade e agilidade nas tomadas de decisão diante essas ameaças.

Conte com a Convergint para a implementação de sistemas de cibersegurança na sua empresa

Como integradora multinacional de soluções, a Convergint trabalha ao lado de uma rede global de parceiros e fabricantes para projetar, instalar e prestar serviços de manutenção para clientes ao redor do mundo, incluindo sistemas de segurança para IoT, que são adaptados de acordo com a necessidade de cada empresa.

Independente da demanda do seu ambiente, temos a expertise para transformá-lo em um espaço 100% inteligente, conectado e seguro, além de também oferecer outros serviços que complementam e aprimoram a segurança empresarial por completo, incluindo soluções para gestão de câmeras, controle de acesso, segurança perimetral, etc.
Portanto, se o seu objetivo é tornar suas operações e o seu dia a dia ainda mais seguros, fale com nossos especialistas e conheça nosso portfólio completo de soluções.

Close Menu