Sabia que há mais de 27 bilhões de dispositivos conectados globalmente, comunicando-se entre si e gerando uma quantidade massiva de dados? E que no Brasil, o mercado de soluções relacionadas a consultoria, implementação e serviços gerenciados de Internet das Coisas evoluiu significativamente desde a publicação do Plano Nacional de IoT?
De fato, temos acompanhado uma convergência tecnológica entre o conceito de Indústria 4.0 e a adoção de novos recursos, como a própria Internet das Coisas (IoT), mas também a Inteligência Artificial (IA) e a Realidade Aumentada (RA), que vêm sendo introduzidas para potencializar o cotidiano operacional dos negócios.
Hoje, a integração dessas inovações promete transformar processos produtivos, aumentar a eficiência e promover avanços significativos a partir da coleta e uso de dados. Mas será que estamos realmente prontos para essa transformação? É isso que vamos responder nesse artigo, que aborda:
- Os desafios da convergência tecnológica nas indústrias brasileiras
- Os impactos da implementação de IoT, IA e Realidade Aumentada no cotidiano dos segmentos
- O que podemos esperar para os próximos tempos da Indústria 4.0?
Os desafios da convergência tecnológica nas indústrias brasileiras
Embora tenha acontecido avanços no contexto brasileiro e a Indústria 5.0 até já seja discutida, a verdade é que a adoção das tecnologias que compõem a era anterior, a Indústria 4.0, ainda está em estágio inicial, representando um desafio significativo para acompanhar o ritmo acelerado do exterior e atingir a convergência esperada.
De acordo com a 2ª edição de um levantamento realizado pela Totvs em parceria com a H2R Insights & Trends, o Índice de Prontidão Futura nacional ⎯ métrica que vai de 1 a 10 e avalia o estágio de modernização de TI de uma empresa ⎯ ficou em uma média de 0,53; enquanto em 2019 ele era de 0,38.
Esses dados indicam que houve um crescimento discreto e isso se dá em função de diversos obstáculos que precisam ser superados para que o nosso país possa se posicionar de forma competitiva no cenário global, como:
- Cibersegurança
À medida que mais dispositivos se conectam, também aumentam as vulnerabilidades e as “portas” para possíveis invasores, tanto que somente no terceiro trimestre de 2024, houve um aumento de 95% dos ciberataques contra organizações, o que representa 2.766 tentativas semanais. Logo, a proteção de dados e a integridade dos sistemas tornam-se cruciais, exigindo investimentos em soluções de segurança cibernética robustas e atualizadas.
Porém, muitas empresas ainda subestimam esse risco, tendo como consequências um maior número de ameaças e um crescimento nos vazamentos de informações sensíveis.
- Descentralização de sistemas de IoT
Embora sejam automatizados, muitos sistemas de IoT carecem de autonomia para tomar decisões, necessitando de gerenciamento humano constante.
Para garantir um ecossistema mais inteligente e responsivo, é necessário avançar em modelos de IoT mais sofisticados e integrados às operações industriais. Mas, essa descentralização também implica desafios em termos de infraestrutura, exigindo maior investimento em conectividade como redes 5G.
- Compatibilidade
Por mais que a IoT já tenha a convergência em sua essência, a falta de compatibilidade entre sistemas decorrente da ausência de colaboração entre fabricantes para integrações com terceiros, é mais um ponto que dificulta a implementação de soluções que trabalham em conjunto para capturar dados e fazê-los úteis. Ou seja, hoje não é tão simples fazer a IoT interagir com um processo industrial ou mesmo com equipamentos.
Isso significa que estabelecer padrões e protocolos comuns é fundamental para garantir a interoperabilidade e maximizar os benefícios das tecnologias emergentes, mas a falta de padronização ainda resulta em processos fragmentados, impactando a produtividade e a escalabilidade das soluções.
Leia também: 6 razões para contar com uma integradora de soluções tecnológicas
Convergência tecnológica: os impactos da implementação de IoT, IA e Realidade Aumentada no cotidiano dos segmentos
A integração de tecnologias como IoT, IA e RA têm o potencial de transformar processos, otimizando tarefas antes consideradas complexas e criando novas oportunidades de negócio, tanto que essas inovações se adequam para atender às necessidades dos mais diversos segmentos, desde a indústria e o agronegócio, até a saúde e o varejo.
Essa convergência deve funcionar assim: a IoT será utilizada para a captura dos dados, a IA fará a leitura e o tratamento dessas informações e a Realidade Aumentada é a maneira como se traz tudo isso para o mundo físico, permitindo uma tomada de decisão embasada.
Mesmo que as empresas não sejam especialistas nessas ferramentas, hoje essas tecnologias resolvem gaps operacionais e falhas na experiência do cliente, resultando em uma estruturação mais eficiente, otimizada e segura. Veja só alguns exemplos:
- Saúde
O uso de Realidade Aumentada em práticas cirúrgicas permite procedimentos mais precisos, possibilitando que especialistas de diferentes localidades colaborem em tempo real para fornecer diagnósticos mais assertivos e tratamentos mais eficazes.
Ademais, também temos o Digital Twin chegando ao cenário. De modo geral, os chamados “gêmeos digitais”, visam criar uma réplica virtual, completamente fiel a um corpo físico, para fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre aquele organismo. Ou seja, combinado a IA, essa é uma forma de detectar predisposição a determinadas enfermidades ou mesmo realizar alguns outros diagnósticos ou testes mais aprofundados.
- Hotelaria hospitalar
Ainda no cenário de saúde, a IoT pode ser utilizada para gerenciar diversos sistemas da hotelaria hospitalar, como agendas de pacientes, entretenimento e tecnologias que colaboram para o conforto, melhorando a experiência do mesmo e otimizando a gestão do ambiente. Automatizações em quartos hospitalares, como controle de temperatura e iluminação inteligente, também são tendências crescentes que podem até favorecer o processo de recuperação.
- Agronegócio
No agronegócio, a convergência de tecnologias pode ser aplicada para a classificação e até contagem de grãos, por exemplo. Na prática, a Inteligência Artificial já permite identificar a qualidade do produto em relação à umidade e temperatura, possibilitando uma seleção mais intuitiva e qualificada, e aumentando a eficiência e a lucratividade do setor. Drones e sensores também são usados para otimizar o monitoramento de lavouras, favorecendo a produtividade dos cultivos e os resultados para o produtor; sem contar em funções analíticas e redes neurais que podem ser combinadas em câmeras para monitorar o perímetro e instalações de relevância, como silos.
Tendências emergentes: o que podemos esperar para os próximos tempos da Indústria 4.0?
Mas se hoje a convergência tecnológica já oferece tantas possibilidades para inúmeros segmentos, porque estamos aquém dos avanços globais? A promessa é que esse cenário mude muito em breve.
De acordo com Bruno Costa, Gerente de Contas para Automação da Convergint, a principal tendência é que a convergência entre IoT e IA de fato aconteça, permitindo que possamos tomar decisões bem embasadas através da interpretação de dados. A implementação de dispositivos inteligentes possibilita a coleta de um volume gigantesco de informações, mas é o saber analisar e usar a IA para entender padrões e tendências que será o ponto crucial para o sucesso das empresas na era da Indústria 4.0.
Além disso, a combinação de Realidade Aumentada e Inteligência Artificial é mais uma ação que pode transformar os setores industriais, oferecendo simulações realistas, personalização de experiências e automação de processos, contribuindo para a melhoria da produtividade, segurança e eficiência em escala global.
Essas tendências indicam que, na prática, a Indústria 4.0 representa uma oportunidade única para os negócios se reinventarem e se tornarem mais competitivos. No entanto, é fundamental que as empresas se mobilizem para se adequar a esse novo modelo, contando com o apoio de parceiros especializados em tecnologias que contribuirão para uma melhor performance em suas atividades.
Quer conferir um bate-papo mais aprofundado sobre esse assunto? Então clique abaixo e assista o episódio do Convergindo ideias, podcast da Convergint que traz tudo sobre o mundo da tecnologia.