Skip to main content

Os aeroportos do Brasil têm apresentado um fluxo cada vez maior de pessoas e, apenas em 2023, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), 112,6 milhões de brasileiros viajaram de avião. Este número representa um aumento de 15,3% em relação a 2022, além de ser o melhor resultado desde 2020. 

Nesse cenário, quanto maior a movimentação, maior também é a necessidade de se criar medidas protetivas e implementar recursos na gestão aeroportuária que aumentem a praticidade para funcionários e passageiros. 

Mais uma vez, a tecnologia se torna uma grande aliada, podendo ser utilizada de diversas formas para aprimorar o monitoramento, a conectividade e a infraestrutura desses ambientes.

Gestão aeroportuária: como a tecnologia aprimora a experiência de funcionários e passageiros

O avanço da tecnologia permitiu que a gestão de aeroportos atingisse novos níveis de eficiência.

No contexto das equipes internas, por exemplo, o uso da automação em tarefas rotineiras e a implementação de sistemas inteligentes facilitam o gerenciamento de recursos, além de otimizar o tempo e a produtividade dos funcionários. 

Para os passageiros, a tecnologia também desempenha um papel crucial na personalização e na simplificação dos processos. Desde a reserva de voos até o embarque, as soluções tecnológicas oferecem uma experiência mais fluida, reduzindo filas e proporcionando maior comodidade durante a estadia no local. 

Ciente destes fatores, a Convergint desenvolveu um portfólio tecnológico dedicado aos aeroportos. Veja só os recursos existentes que garantem os benefícios citados ao público interno e externo:

  • Infraestrutura e conectividade

A conectividade com certeza é um dos elementos mais indispensáveis nos aeroportos, já que a internet está presente em praticamente todas as atividades, desde a comunicação entre equipes, até mesmo nos check-ins online.

Dito isso, para garantir uma conexão estável, é possível investir em soluções de cabeamento estruturado, projetadas para atender às demandas em ambientes comerciais, como esse. De modo geral, o recurso se baseia em um conjunto de normas que orientam a instalação, organização e manutenção dos cabos e equipamentos necessários. 

Garantindo essa conectividade de baixa latência, os passageiros são beneficiados com um wi-fi de ponta, e o aeroporto mantém a eficiência dos data centers e de todos os dispositivos conectados. A infraestrutura de cabos, é fundamental para garantir alta disponibilidade de internet, dados e voz, para o melhor andamento das operações aeroportuárias.

  • Sistemas de áudio e vídeo IP

Ter equipamentos de sonorização modernos e eficientes em um aeroporto também é requisito básico para que os passageiros tenham uma experiência positiva, afinal, é preciso escutar completamente o que os alto-falantes estão reproduzindo mesmo com um alto fluxo de pessoas. 

Essa necessidade pode ser suprida com a utilização da sonorização IP, que possui um funcionamento similar ao de uma rede de computadores, operando com base em protocolo de comunicação IP. Esse sistema de áudio utiliza a rede e um conjunto de transmissores e receptores, sendo que os primeiros se conectam às fontes de áudio, como microfones, e convertem ondas analógicas em digitais para envio. 

Os receptores, por sua vez, são responsáveis por converter essa informação novamente em formato analógico. Os principais benefícios são a redução do custo com cabeamentos e possíveis reformas, sendo possível utilizar uma infraestrutura de rede já existente, bem como a qualidade do som, com a diminuição de ruídos e interferências. Ainda aqui, vale citar também os videowalls e os painéis de LED de alta resolução, que se integram aos sistemas de áudio e vídeo e garantir a clareza e efetividade das informações transmitidas nas telas informativas de voo.

  • Automação

Investir em automação eleva significativamente a eficiência e a segurança, melhorando consideravelmente a experiência geral, tanto para passageiros quanto para funcionários.

Nesse cenário, um recurso que vem se destacando é o BMS – Building Management System –, ou Sistema de Gerenciamento de Edifícios, que consiste num conjunto de hardwares e softwares que gerenciam, de forma automatizada, controles de elevadores, bombas de água, energia elétrica, climatização de ar, entre outros. 

O objetivo é tornar estas atividades muito mais eficientes, com o menor consumo de energia possível e disponibilidade garantida.

  • Segurança

Por fim, garantir a segurança nas dependências de um aeroporto é essencial para evitar incidentes e roubos, justamente pelo alto volume de pessoas de todos os lugares do mundo que circulam pelo local.

Para isso, existem diversas tecnologias que podem atuar tanto de maneira isolada quanto integradas, de modo a aumentar a proteção nestes locais e ainda facilitar a gestão dos times de segurança e monitoramento. 

Atualmente, os recursos mais utilizados são:

  • Câmeras de monitoramento com reconhecimento facial para controlar e antecipar situações de risco;
  • Sistemas de controle de acesso, com o desenvolvimento de projetos personalizados para cada necessidade;
  • Segurança perimetral para monitorar áreas externas;
  • Sistemas de detecção e alarme de incêndio, que garantam que prováveis incidentes sejam detectados logo de início.

Tecnologias para aeroportos: aprimore sua gestão aeroportuária com quem entende do assunto

O uso da tecnologia em aeroportos certamente é mais efetivo quando se conta com um parceiro experiente, afinal, só assim é possível criar ambientes verdadeiramente inteligentes e integrados, que ofereçam a melhor experiência possível a passageiros e colaboradores.  

Como já dito, para atender as necessidades singulares deste tipo de empreendimento, a Convergint desenvolveu um portfólio com todas as soluções citadas, de modo a oferecer as melhores inovações em infraestrutura, conectividade, automação e segurança para aeroportos.

Inclusive, já existem cases de sucesso consolidados, como os aeroportos operados pela Fraport no Rio Grande do Sul e no Ceará. Considerando a dimensão dos ambientes, a Fraport tinha como necessidade monitorar tudo de um único lugar. Portanto, escolheu a Convergint para desenvolver um projeto que contou com a implementação de diversas tecnologias, dentre elas controle de acesso, CFTV para videomonitoramento, videowalls, detecção e alarme de incêndio, e sistemas de áudio. Veja:


Com equipes altamente qualificadas, somos capazes de aparar arestas e identificar gargalos com agilidade, diminuindo prazos de entrega e garantindo máxima qualidade nos projetos aeroportuários. Portanto, se assim como a Fraport, você deseja elevar o nível de eficiência no seu ambiente, entre em contato com nossos especialistas e conheça de perto nosso portfólio.
Close Menu